Em 2024, o Campeonato Brasileiro de Adestramento será dividido em dois eventos, separando as competições de cavalos novos e seniores, que ocorrerão junto com um concurso internacional (CDI), das demais séries e categorias. De acordo com a Confederação Brasileira de Hipismo, o objetivo é “oferecer a melhor experiência possível para seus atletas de todas as categorias”.

Ambas as competições serão realizadas em São Paulo, sendo o CBA para minimirim, mirim, júnior, jovem cavaleiro, amador top e aberta, além de Taça Brasil para profissionais e pônei, no Clube Hípico de Santo Amaro. Já as provas de cavalos novos, sênior (small tour) e sênior top (big tour) ocorrerão na Sociedade Hípica Paulista.
Já o Campeonato Brasileiro de Adestramento por Equipes 2024 ocorrerá durante a primeira competição, no CHSA, podendo integrar as equipes apenas os conjuntos das séries e categorias do evento, com a exceção de pônei escola. Pelo regulamento, cada federação estadual poderá indicar, dentre todos os seus conjuntos inscritos no CBA e na TB, até duas equipes. Esta indicação deve ser feita pelo chefe de equipe imediatamente após a inspeção veterinária e cada equipe deverá estar composta de três ou quatro conjuntos titulares, valendo os três melhores resultados.
A CBH reforçou que as provas ocorrem de acordo com o regulamento de adestramento (confira aqui). Entre as regras, destacam-se a proibição de chicote e que o porcentual mínimo, na média final das provas, para ser outorgado o título de Campeão Brasileiro Sênior e Sênior Top é de 65% e para vice-campeão 64%. Para o Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, o mínimo deverá ser de 7,0 para campeão e 6,5 para vice-campeão e para as demais categorias do CBA, o porcentual mínimo para o campeão será de 61% e para vice-campeão, 60%.
Lembrando que um mesmo cavaleiro poderá disputar as provas do CBA e TB com até três cavalos, exceto para cavalos novos, que não há limite de cavalos por cavaleiro. Um mesmo cavaleiro poderá acumular mais de um título da Taça Brasil, independentemente de sagrar-se campeão no Campeonato Brasileiro da sua categoria. No entanto, um mesmo cavaleiro não poderá acumular mais de um título de Campeonato Brasileiro, excetuando o Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos.
Além disso, um mesmo cavaleiro não poderá ser proclamado campeão e vice-campeão brasileiro — quando isso acontecer, caberá ao terceiro classificado o título de vice. O regulamento detalha que um mesmo cavaleiro poderá inscrever-se em mais de uma categoria ou série distintas em um mesmo ano, mas não poderá sagrar-se campeão e/ou vice-campeão em duas categorias distintas. Deverá optar, até a reunião de chefes de equipe, em qual das categorias disputará o título, com exceção ao Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos.
Confira os detalhes – comunicado CBH:
10 a 13 de outubro, no Clube Hípico de Santo Amaro:
Campeonato Brasileiro
– Minimirim — reprises: elementar nº 2 e elementar nº 3
– Mirim — reprises: FEI Children Preliminar A e B
– Júnior — reprises: FEI Preliminar Junior e FEI Estilo Livre Junior
– Jovens cavaleiros — reprises: FEI Young Riders Preliminar e FEI Young Riders estilo livre
– Amador top — reprises: FEI São Jorge e FEI Young Riders estilo livre
– Aberta — reprises nacionais nº 2 e nº 3 das séries elementar, preliminar, média 1, média 2 e forte 1
Taça Brasil
– Pônei escola — reprises pônei escola teste B)
– Profissionais — reprises nacionais nº 2 e nº 3 das séries elementar, preliminar, média 1, média 2 e forte 1
24 a 27 de outubro, na Sociedade Hípica Paulista
- Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos 4, 5, 6 e 7 anos
- Sênior — junto com CDI 1; reprises: FEI São Jorge e FEI intermediária 1 freestyle
- Sênior top — junto com CDI 3; reprises: FEI grande prêmio e FEI GP freestyle



3 respostas para ‘Campeonato Brasileiro 2024 será dividido em dois eventos’