“Ao longo dos últimos dez anos, eu me dediquei muito a conhecer melhor toda parte da biomecânica do cavalo. Penso que é aí que está o futuro do nosso esporte, o adestramento, pois, quanto melhor as pessoas entenderem do movimento, da anatomia e do equilíbrio do cavalo, melhor elas vão exercitar seus cavalos.” A explicação é de Anna Beatrix Haagensen, radicada nos Estados Unidos, e que vem ao Brasil ministrar clínica organizada pela Horse Guide.
Ao Adestramento Brasil, a amazona que se especializou em reabilitação de cavalos do esporte, além de trabalho e pesquisa em biomecânica voltado para cavalos de salto e adestramento, explicou que todos praticam um esporte equestre se beneficiam do conhecimento e da prática de adestramento clássico. “O público-alvo da clínica foca naqueles que querem aprender a trabalhar seus cavalos de uma maneira eficiente e melhorar seus desempenhos, como o entendimento e treinamento do seu cavalo”, explicou.
Em um momento quando os esportes equestres estão no alvo de diversas discussões e são criticados, a amazona e treinadora destacou a necessidade da preocupação com o bem-estar animal. “Para mim, welfare é o mais importante. E, se todos aprenderem um pouco mais sobre anatomia, locomoção, ginásticas e treinamento de seus cavalos, todos se beneficiam”, enfatizou.
Durante a clínica, Haagensen vai falar sobre a conformação de cada cavalo, ensinar um pouco sobre a anatomia e locomoção, além do que é a biomecânica. Tudo isso para que os conjuntos alcancem um rendimento e um desempenho melhor, com um cavalo saudável fisicamente e mentalmente. Isso porque entender como funcionam os grupos de músculos leva a uma melhor compreensão da locomoção, a um bom equilíbrio e à postura correta.
A clínica será nos dias 24 e 25 de maio, presencialmente na Quinta dos Mendes, em Itatiba (interior de São Paulo) e sob a organização da Horse Guide. Mais informações aqui.
Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o patrocínio da Horse Guide
Foto: cedida Horse Guide


