O Campeonato Mundial de Cavalos Novos chegou ao fim no último domingo, em Ermelo, na Holanda, consagrando três animais castanhos. O Longines FEI/WBFSH World Breeding Dressage Championships for Young Horses começou na última quarta (4/9), com a final da categoria 5 anos ocorrendo no sábado (7/9) e das categorias 6 e 7 anos, no domingo (8/9). Entre os 15 melhores cavalos — cinco em cada categoria de idade — seis eram alemães e cinco eram holandeses.
Representando Portugal, o lusitano Neptuno da Sasa Horses (Xirineus da Paixão x Ziquita das Lezirias por Quartilho), apresentado por Manuel Raposeiro, foi 9° lugar na small final de cavalos novos 7 anos com 72,783%, o que levou Nuno Eusébio, criador do lusitano a comemorar: “o que significou ser a melhor nota de sempre de um cavalo lusitano ou ibérico nesta prova de cavalos novos 7 anos no Campeonato do Mundo de Cavalos Novos”.
Na repescagem, Neptuno obteve 8,2 no trote, 7,5 no passo, 7,8 no galope, 7,8 na submissão e 8 em perspectiva. O garanhão não foi o único lusitano em sete anos, Nirvana VO, de criação de José Victor Oliva também disputou a repescagem. Na sela da portuguesa Marta Fernandes Marques, fechou em 16º com 71,197%. A égua nascida no Brasil tirou 7,5 no trote, 7,0 no passo, 7,o no galope, 8,0 na submissão e 7,5 em perspectiva.
Campeões 5, 6 e 7 anos
Sempre muito disputada, a categoria de cinco anos teve 46 cavalos na disputa, sendo 22 garanhões, nove éguas e 15 castrados. O garanhão KWPN Red Viper (Romanov x Sir Sinclair) liderou do início ao fim, com uma vitória e 92% no teste preliminar e outra vitória na final com 93,800%, na sela de Bart Veeze. A criação de Coen Kerbert foi a única pontuação acima de 90 na categoria — pesaram as notas de 9,4 para trote, 8,8 para passo, um recorde de competição de 9,7 para galope, 9,2 para submissão e 9,8 para perspectiva.
Segundo posto para o garanhão westfalen Glamdale WP NRW (Glamourdale x Millennium) com a alemã Stefanie Ahlert, que ficou mais de 3 pontos porcentuais atrás com 90,2% na final. Jeanna Hogberg pilotou o garanhão sueco Severucci HT (Secret x Rubinrot) para o terceiro lugar com 90,000%.
Em seis anos, 6 anos a égua dinamarquesa warmblood Valerie B, montada por Anne-Mette Strandby Hansen, liderou a primeira classificada de 6 anos, marcando 90,800%. Em 2023, Valerie B venceu também a qualificatória preliminar para potros de 5 anos, mas foi derrotada na final por Quinn G e o garanhão Skyline to B — um feito que se repetiu neste ano, quando Valerie B terminou em quarto, atrás de Nice Touch W, Alkaline e Quinn G.
Na sela de Fiona Bigwood, a égua DWB Quinn G (foto que ilustra a matéria) registrou nada menos que dez no trote e dez no passo para fechar com 95% — tanto no galope quanto em submissão tirou nove e a perspectiva foi de 9,5. Quinn G foi a penúltima a competir. Depois de ter ficado em 4º na preliminar, Bigwood montou uma égua destinada a ser bicampeã.
Merita Hagren e Alkaline (Secret x Zalmiak Firfod) foram uma das surpresas durante a rodada final, registrando enormes 92% com 9s e 9,5s em todos os níveis para terminar em segundo lugar. Apesar de ficar apenas em 6º lugar durante o teste preliminar, o garanhão castanho foi descrito como “adorável, elástico e saltitante” pelo juiz Peter Storr, de acordo com o que publicou a Federação Equestre Internacional. A égua KWPN Nice Touch W (Dettori/Florencio) ficou em terceiro lugar, montada por Charlotta Rogerson.
Em sete anos, foram 44 conjuntos na arena no primeiro dia. Charlott-Maria Schürmann, da Alemanha, dominou os testes preliminares e finais com seu garanhão hanoveriano Life Time FRH. Criado por Johannes Hesselink, Life Time FRH (por Livaldon x Fürstenball OLD) obteve uma pontuação de 81,175% na rodada preliminar. Na final, eles foram ainda mais longe, registrando 84,129%, com pontuações de destaque, incluindo 9,5 para passo, 9,5 para submissão e 9,5 para perspectiva. O painel de jurados disse: “achamos que você teve uma boa sensação em seu cavalo hoje. Tivemos esse sentimento também” e imediatamente elogiou a “bela estrutura e educação correta” do garanhão.
Em segundo lugar ficou Leonie Richter da Alemanha, montando o garanhão hanoveriano Vitalos FRH (por Vitalis x De Niro), o medalhista de prata dos cavalos de seis anos em 2023 e dos cavalos de cinco anos em 2022. Vitalis FRH ficou em quinto lugar na rodada preliminar, mas subiu para garantir o segundo lugar na final com uma pontuação de 83,222%. Hans Peter Minderhoud, da Holanda, manteve sua terceira colocação da rodada preliminar na final, marcando 80,993% com o garanhão KWPN Glock’s Massimo (por Glock’s Toto JR. x Bretton Woods).
- Hub da FEI do Campeonato Mundial de Cavalos Novos
- Todas matérias sobre FEI/WBFSH
- Leia a cobertura de 2023
Com informações FEI | Crédito foto: FEI/Leanjo de Koster – DigiShots




4 respostas para ‘FEI/WBFSH: Red Viper, Quinn G e Life Time FRH sagram-se campeões em 5, 6 e 7 anos’