João Oliva com Nuelo e Elias Marinho com Van Gogh competem no Mundial de Cavalos Novos

O Campeonato Mundial de Cavalos Novos deste ano — Longines FEI/WBFSH World Breeding Dressage Championships for Young Horses 2023 — chegou ao fim no último domingo (06/08) em Ermelo, na Holanda, após quatro dias de competições. Um total de 129 cavalos disputaram as três categorias de idade (cinco, seis e sete anos). E brasileiros estiveram presentes: João Victor Marcari Oliva competiu com o lusitano Nuelo Campline em seis anos e Elias Marinho disputou com o oldemburgo Van Gogh em cinco anos.


Rumo ao Pan de Santiago!

Vocês que acompanham o Adestramento Brasil sabem que nossa cobertura de grandes eventos é fantástica!! Queremos mandar as notícias fresquinhas desde os Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Vamos com a gente? Para viabilizar a ida ao Chile, temos diferentes cotas de patrocínio e também de apoiadores individuais. Confira todos os detalhes e contrapartidas no mídia kit.

Mas atenção: a realização da cobertura in loco será concretizada somente se houver patrocínio suficiente para cobrir os custos de viagem e de produção de conteúdo.


A égua DWB Quinn G., montada por Betina Jaeger, conquistou o primeiro lugar em cinco anos, enquanto o castrado KWPN My Toto liderou a categoria de seis anos, na sela de Hans Peter Minderhoud, e o também castrado hanoveriano Danciero reinou em sete anos, montado por Anna Kasprzak.

Pelas regras, todos os conjuntos habilitados a competir na inspeção veterinária competiram na primeira prova que serviu como qualificatória. Os 12 melhores classificaram-se diretamente para a final. O restante pode competir na small final (pequena final), sendo que os três mais bem pontuados também passaram para a final, somando 15 conjuntos.

>>> Todos os resultados

6 anos — João Victor Oliva e Nuelo Campline (foto principal) retornam à pista de Ermelo neste ano na categoria seis anos depois de terem obtido 8,1 pontos de nota em 2022 quando competiram em cinco anos. Na sexta (04/08), competiram na prova de qualificação se apresentando na reprise FEI Preliminary Test for 6-year old horses. A dupla registrou 82,400% e ficou em 14º lugar, de um total de 45 competidores, apenas dois conjuntos abaixo para passar direto para a final.

O resultado classificou Oliva e Nuelo para a small final, disputada com outros 31 concorrentes no sábado (05/08) e novamente se apresentando na reprise FEI Preliminary Test for 6-year old horses. Eles pontuaram 76,400%, mas o 18º lugar não levou o conjunto para a final.

Elias Marinho e Van Gogh

5 anos — Na estreia em cinco anos, Van Gogh, apresentando por Elias Marinho, fez 7,92 pontos na primeira classificatória em cinco anos, terminando em 22º lugar entre os 43 concorrentes na reprise FEI Preliminary Test for 5-year old horses. Esse resultado o habilitou para disputar a chamada “small final”.

Assim, o conjunto retornou às pistas na sexta para se apresentar na FEI Preliminary Test for 5-year old horses, terminando em oitavo com 80,600%, pontuação que não o classificou para a final. O oldenburg Van Gogh é de propriedade do também brasileiro Rodrigo Cunha e está na sela de Marinho, cavaleiro da Dressage Top, de Portugal.

Mais do Brasil — Além dos atletas humanos, a criação brasileira marcou presença no Campeonato Mundial de Cavalos Novos da FEI/WBFSH. O puro sangue lusitano Omero HI, de criação do Haras Ianonni e propriedade da Dressage Top foi apresentando pelo cavaleiro espanhol Jose Antonio Garcia Mena na categoria de animais de 5 anos registrou 7,04 pontos na qualificatória (41º lugar) e 74,800% (24º) na small final. Omero HI foi o segundo cavalo brasileiro a participar do FEI WBFSH. O pioneiro foi o também lusitano Dinoco do Drosa que foi montado pelo medalhista olímpico e mundial Rodolpho Riskalla na edição de 2012 realizada na Alemanha.

A brasileira Coudelaria Vila de Sagres, de Santo Antônio do Pinhal (SP) marcou presença com dois produtos alemães de sua seleção em Portugal: os warmblood Van Sagres e Victory Prime, ambos montados pelo português Roberto Brasil. Van Sagres competiu na 4 anos, categoria que reuniu 31 conjuntos de dez países, registrando 7,26 pontos na classificatória (27º) e 72,200% (18º) em small final. Já Victory Prime competiu na 7 anos, categoria que contou com 40 conjuntos de 14 países, obtendo 61,45% (39º) na primeira prova e 62,159% (26º) na small final.

CDI 3*
Além das disputas para cavalos novos, o concurso também sediou um concurso de adestramento internacional (CDI 3*). A amazona olímpica brasileira Luiza Tavares de Almeida competiu montando o lusitano Hermes. Ela finalizou a prova de grande prêmio 63,652%.

Foto: João Oliva – digishots_photos | Elias Marinho: divulgação