Como fazer alto e recuar sem o cavalo reagir ou ficar torto?

AB_Pergunte_expert-peqA partir da reprise média, o conjunto já é pedido para fazer o alto e recuar alguns passadas. No entanto, alguns animais reagem ou recuam em uma linha torta. Sara Godoy, que atualmente treina na Alemanha, responde à pergunta feita por atleta que compete na série média 1. 

Godoy monta desde os oito anos de idade. Formou-se em gestão em equinocultura na Universidade do Cavalo e, desde 2009, trabalha com cavalos. Há um ano reside na Alemanha onde monta cavalos de adestramento sob treinamento de Johan Zagers.

Confira abaixo as dicas do cavaleiro:

“Para fazer um bom alto o cavaleiro, tem que ter um bom contato nas rédeas e o cavalo deve responder corretamente às ajudas de perna e assento. Então, para o alto, o cavaleiro deve fechar o assento (parar de incentivar o movimento para frente e sentar fundo na sela) e também fechar as pernas como se quisesse abraçar o cavalo como um todo, pernas e assento, mantendo as mãos paradas e que suavemente seguram o movimento.

Com o fechar das pernas, o contato deve aumentar e assim essa sensação de segurar o movimento é maior. Assim que o cavalo parar, você deve contar até cinco e começar o recuo. Para isso, o cavaleiro deve atrasar as pernas, colocando-as para trás e mantendo o contato nas rédeas para que o cavalo não vá para frente.

Colocar as pernas para trás deve ser feito com as pernas em contato com a barriga do cavalo, como se a cada centímetro que as pernas forem para trás o cavalo ande um passo atrás.

A maioria dos cavalos tendem a recuar torto. Para corrigir isto o cavaleiro tem que conhecer bem seu cavalo e saber para qual lado ele tende a entortar. Assim, deve usar mais a perna do respectivo lado para evitar que o cavalo entorte. Por exemplo: se ele entorta para a direita, usa-se mais a perna direita; e, se entorta mais para a esquerda, usa-se mais a perna esquerda. Com a prática do exercício e aplicando a correção correta de pernas, o cavalo começa a recuar corretamente.

Alguns cavalos também apresentam a reação de cabeça por conta desse aumento de contato e por ter que usar mais força no posterior ao recuar. Isso pode ser corrigido com a prática do exercício e fazendo com que o cavalo fique confortável as ajudas. No começo, uma coisa que pode ajudar é posicionar a cabeça do animal um pouco mais baixa do que o normal para evitar as reações.”

A seção Pergunte ao expert tem como objetivo responder a dúvidas enviadas pelos leitores. Tem alguma pergunta? Escreva para Adestramento Brasil.

Foto: arquivo pessoal – crédito: Mariara Freitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s