As mudanças propostas pelo Comitê Técnico de Adestramento (DTC – Dressage Technical Committee) — leia matéria sobre os pontos em debate — foram aprovadas integralmente durante a Assembleia Geral da Federação Equestre Internacional, realizada em 13 de novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Também passou o aumento na taxa de inscrição do atleta humano de CHF 10 para CHF 55 e o dispositivo para medir focinheira entra em vigor em 1º de maio. Adestramento Brasil resume as principais decisões.
A Assembleia Geral precisava de um quórum de 69 federações nacionais e contou com 97, sendo 80 votando pessoalmente Abu Dhabi (Tatiana Gutierrez, secretária-geral da CBH, representou o Brasil no local) e 17 participando remotamente online.
SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL
E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!
Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
Regras — Nos regulamentos gerais da FEI, o texto esclarecendo como questões de bem-estar/abuso de cavalos que surgem em competição devem ser relatadas foi atualizado (Art. 142.1 Abuso de Cavalos e Anexo A – Definições). Todas as modificações propostas estão descritas aqui.
Os regulamentos antidoping e medicamentos controlados para equinos estavam passando por revisão completa este ano, de acordo com a política de revisão periódica das regras da FEI. Uma das principais mudanças foi a proposta de incluir regras permitindo testes fora de competição para desencorajar e capturar a administração de substâncias banidas fora da competição. Outras mudanças relacionadas ao bem-estar incluem uma proibição de terapia genética, edição genética e edição de genoma (veja aqui).
No adestramento, a presidente do Comitê de Adestramento da FEI, Maribel Alonso, forneceu uma breve visão geral do relatório de adestramento, falou sobre as reuniões realizadas em 2024, forneceu uma visão geral dos principais eventos e campeonatos que ocorreram durante o ano, incluindo, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e mencionou os cursos de educação para juízes e comissários de adestramento de vários níveis que foram organizados.
Também foram aprovadas modificações para a Copa das Nações (FEI Dressage Nations Cup) que serão publicadas no website da FEI oportunamente.
Confira os documentos de adestramento:
relatório | modificações nas regras
Finanças — Foram aprovadas as minutas de assembleias realizadas em 2023, bem como o relatório financeiro auditado de 2023, ano que a entidade registrou lucro líquido de CHF 3,489 milhões (R$ 22,815 milhões) elevando as reservas da FEI para pouco mais de CHF 24 milhões, o que, segundo a entidade, está perto do mínimo de CHF 25 milhões recomendados dentro da estratégia de risco da entidade.
O diretor-financeiro apresentou o orçamento revisado para 2024 e o previsto para 2025. A Assembleia Geral aprovou o aumento nos encargos financeiros para o ano de 2025.
Uma mudança notável em comparação aos anos anteriores é o aumento da taxa de inscrição do atleta humano de CHF 10 para CHF 55. A justificativa da FEI é que, desde a introdução da inscrição do atleta humano em 2006, a taxa anual permaneceu em CHF 10.
Veterinária — Presidente do Comitê Veterinário da FEI relatou as atividades do comitê, que se reuniu por teleconferência e pessoalmente ao longo do ano. O relatório abrangeu os regulamentos veterinários da FEI; requisitos de eventos-chave (KERs); bem-estar equino; biossegurança; Jogos e Campeonatos; esporte limpo; medição de pôneis; Grupo de especialistas em equipamentos da FEI; veterinários-chefes nacionais (NHVs); FEI Solidarity; grupo de trabalho veterinário sobre enduro; pesquisa; movimento internacional de cavalos; e networking e comunicação.
A Assembleia Geral aprovou as modificações propostas aos regulamentos veterinários da FEI com os seguintes esclarecimentos: a mudança proposta para o Artigo 1075 vigilância de lesões e doenças foi retirada pela FEI e a proposta para o Artigo 1084 recusa de medição foi alterada antes da votação, substituindo “garantir” por “verificar”. Confira aqui.
Destaque para a implementação do dispositivo de medição de focinheira da FEI, conforme o Artigo 1044.8, cuja entrada em vigor foi alterada de 1º de janeiro para 1º de maio de 2025. Após uma fase de cerca de 600 testes, a FEI finalizou o projeto do dispositivo de medição.
O chamado de “taper gauge” mede a tensão da faixa nasal e foi desenvolvido por pesquisadores da Sociedade Internacional de Ciência da Equitação há uma década, mas a FEI, inicialmente, relutou muito em implementá-lo depois que os cavaleiros se opuseram. A adoção do mecanismo deve descartar as discussões sobre a “regra de um/dois dedos”, bem como a posição onde a faixa nasal está sendo medida (no osso nasal e não na lateral).
- Cobertura completa: todas as matérias sobre a Assembleia Geral da FEI
- Leia em inglês o discurso completo de Ingmar De Vos
- Confira todos os documentos em análise
- Hub FEI – AG 2024
- Ata da Assembleia Geral 2024
Foto: divulgação FEI/Solo Studio



2 respostas para ‘Assembleia Geral da FEI aprova mudanças no adestramento; aumento de taxa para atleta e dispositivo para medir focinheira’