A comemoração dos 50 anos da fundação da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) começa nesta semana com a 43ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA) de 28 de maio a 1º de junho, quando também será realizado um concurso nacional de adestramento, válido para os rankings da Confederação Brasileira e da Federação Paulista de Hipismo e também, para os cavalos lusitanos, para a Copa ABPSL.
FAZEMOS MAIS QUE JORNALISMO: FORTALECEMOS A COMUNIDADE
Mais que o canal ideal para quem quer saber e entender o que está rolando, Adestramento Brasil fortalece a comunidade hípica com jornalismo independente, sério e de qualidade. Ao levarmos até você, leitor, informações relevantes e bem apuradas, contribuímos para a transparência no esporte.
Desde junho de 2017, construímos uma base sólida de leitores qualificados e fiéis. Temos muito orgulho do que fizemos até aqui, mas sabemos que ainda tem muito pra fazer. E queremos fazer muito mais. Mas sem verba não é possível.
Que tal fazer junto com a gente? O mídia kit traz diversas oportunidades para divulgar sua marca com banners na home e dentro das matérias ou patrocinar coberturas de eventos. O cardápio é bem variado. E adoramos ouvir e criar coisas novas, como elaborar informes publicitários. Também é possível que você, leitor, se torne apoiador no valor que quiser via Pix (contato@adestramentobrasil.com).
INDEPENDÊNCIA EDITORIAL E COMPROMISSO JORNALÍSTICO
O CAN começa com a inspeção veterinária no dia 28 de maio às 9 horas, sendo obrigatória para todos os cavalos que participarem do nacional. As provas ocorrem na quinta e na sexta, tanto para amadores quanto para profissionais.
Marcio Navarro de Camargo preside o júri de campo, composto por Claudia Moreira de Mesquita, Sandra Andrea Smith de Oliveira Martins, Sergio Castany de Fiori, Syllas Jadach Oliveira Lima e Rui Cesar Mello como membros.
Programa CAN | Programa 43ª Exposição
Outras atrações
Além do adestramento, o evento do jubileu da ABPSL, que é aberto ao público, terá concurso de modelo e andamentos (morfologia), aprovação de garanhões, apresentação de animais à venda e show de arte equestre.
Separados por gênero e categoria de idade, os animais são avaliados em sua morfologia e andamentos pelo juiz internacional Nuno Santos Pereira, de Portugal. O sábado (31/5) está reservado para o julgamento das seis categorias de fêmeas e o domingo (1º/06), para as cinco categorias de machos.
O principal momento do concurso de modelo e andamentos está nos grandes campeonatos que ocorrerão na tarde de domingo (1º/06). Fêmeas e machos de um a três anos hípicos que vencerem em suas categorias e forem contemplados com medalha de ouro concorrem aos títulos de grande campeã e grande campeão jovem.
Nas mesmas condições, os animais da 4ª, 5ª e 6ª categorias concorrem aos títulos de grandes campeões fêmea e macho adultos. Por gênero, os campeões jovens e adultos disputam entre si os títulos de grande campeã fêmea e grande campeão macho. Os vitoriosos voltam para a pista para a disputa máxima da Exposição, de Campeão (ou Campeã) dos Campeões.
A aprovação de garanhões está programada para a manhã de sábado, com os juízes Nuno Santos Pereira (Portugal) e os brasileiros José de Mattos Rebouças Neto e Raul Antonio de Maura Silva avaliando os animais e atribuindo notas, tendo como referência o padrão racial da raça.
Outra atração na manhã de sábado é a apresentação e disponibilidade de venda de 15 lotes, de potros, cavalos montados, matrizes e reprodutores. Os animais representam diferentes linhagens e criatórios. Segundo a organização, o espaço é uma oportunidade de negócio direto entre vendedor e comprador, sem intermediação de leiloeira.
Adestrando cavalos para arte equestre há quatro décadas, Eduardo Rosseto, conhecido como mestre Bentinho, volta à Wxpo Internacional do Cavalo Lusitano para uma apresentação da chamada alta escola com exercícios como piaffer, passage, pirueta e passo espanhol, entre outras. O show será no domingo (1º/6) no intervalo entre o julgamento dos machos e os grandes campeonatos.
Momentos de confraternização estão na programação diária da 43ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano, com destaque para o “Jantar dos Criadores” , no sábado, com show de fado com Ana Carla Lemos. Em nota à imprensa, Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL, disse que a expectativa é de uma exposição com participação de grandes e tradicionais criadores e animais excepcionais.



Uma resposta para “ABPSL comemora 50 anos com CAN e 43ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano”