Aachen 2026: metade dos ingressos já foi vendida para pessoas de 40 países

A um ano do Campeonato Mundial de Adestramento, metade dos ingressos já foram vendidos para pessoas de 40 países, anunciaram os organizadores do evento em coletiva de imprensa nessa segunda-feira (11/8) a qual o Adestramento Brasil participou e teve a presença, entre outros, de Isabell Werth, do presidente da Federação Equestre Internacional (FEI), Ingmar de Vos, e de Stefanie Peters, presidente do Aachen-Laurensberger Rennverein. De 11 a 23 de agosto, seis disciplinas serão disputadas em Aachen, no maior evento equestre após os Jogos de Tryon em 2018.



As competições de salto e de adestramento são as mais requisitadas e não restam mais entradas para assistir à final de estilo livre com música. “A boa notícia é que ainda há ingressos disponíveis, mas corra se quiser participar ao vivo em Aachen 2026”, disse Michael Mronz, gerente-geral do Aachener Reitturnier GmbH (ART) e membro do Comitê Olímpico Internacional.

“Antes de mais nada, preciso dizer que 2006 foi um evento excepcional e, na minha memória, nunca, jamais esquecerei. Até agora, o Campeonato de 2006 foi o maior e mais emocionante evento que tivemos”, ressaltou Isabell Werth, a amazona de adestramento mais bem-sucedida de todos os tempos, fazendo referência aoss Jogos Equestres Mundiais da FEI de 2006 sediados no mesmo local.

“Nunca antes pudemos competir diante de 45 mil, 50 mil espectadores e foi inacreditável a atmosfera. Em primeiro lugar, pensamos que, por fazer parte deste grande estádio, ficaríamos um pouco perdidos e os nossos cavalos, talvez, ficassem com muito medo, mas foi o oposto. Era realmente como uma pequena bolha lá dentro. Os cavalos se sentiram muito, muito seguros e confiantes, e sentiram toda a multidão, os espectadores, estavam realmente acompanhando ponto por ponto”, completou.

O programa esportivo do Campeonato Mundial FEI Aachen 2026 conta com 13 dias de esporte: na primeira semana, ocorre o adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e volteio. Na segunda, são disputados saltos, atrelagem e paradestramento. As provas de adestramento serão realizadas no estádio principal.

Ingmar de Vos colocou o bem-estar animal no centro da discussão. “O bem-estar e a saúde mudaram nos últimos 20 anos. A FEI está trabalhando, com o apoio de seus stakeholders, na implementação do que chamamos de plano de ação estratégico de bem-estar equino da FEI. Em Aachen 26, estamos ansiosos para ter um campeonato mundial com o bem-estar equino como foco principal. Dada a atratividade de Aachen e o número de espectadores e visitantes que prevemos, usaremos, é claro, esta oportunidade para mostrar ao público como os cavalos de esporte são bem cuidados e o quão respeitados, cuidados e protegidos eles são. Portanto, será uma excelente oportunidade para mostrar todos os aspectos positivos do nosso esporte, mas o mais importante, é claro, é que estamos ansiosos por grandes e emocionantes competições e performances”, destacou.

Stefanie Peters aproveitou para reforçar os investimentos que estão sendo feitos. “Nosso objetivo é que Aachen continue a ser vista como o símbolo mundial dos esportes equestres no futuro e estabeleça novos padrões para grandes eventos internacionais”, enfatizou Peters. Medidas iniciais, como a modernização da pista de cross-country, já foram implementadas. Essas medidas estão sendo parcialmente subsidiadas pelo Ministério Federal do Interior e Assuntos Internos, por meio de uma resolução aprovada pelo Parlamento Alemão.

Um evento-teste será feito em maio do ano que vem com provas de adestramento paraequestre.

A cerimônia de abertura está programada para 11 de agosto, mesmo dia em que começam as provas de adestramento com o grande prêmio, valendo como qualificação individual e por equipe. O GP segue no dia 12/08. O GP especial é no dia 14 de agosto e o GP estilo livre com música encerra a programação de dressage em 15 de agosto. Os tíquetes podem ser comprados neste site.

sucesso da candidatura conjunta da Federação Equestre Alemã (FN) e de Aachen-Laurensberger Rennverein (ALRV) para sediar os Mundiais de 2026 foi anunciado na Assembleia Geral Anual da FEI em 2023 na Cidade do México.

Aachen é conhecida internacionalmente pelo seu CHIO, que remonta a quase cem anos de história. Vinte anos atrás, em 2006, o local sediou a quinta edição dos Jogos Equestres Mundiais da FEI, que, segundo as organizações, até hoje são considerados os melhores campeonatos da história do desporto equestre.

Os Jogos Equestres (WEG, na sigla em inglês) reuniram todos os campeonatos mundiais em todas as disciplinas da FEI sendo realizados ao mesmo tempo e no mesmo local. O grande evento foi realizado desta maneira de 1990 a 2018 — quando nenhum outro local apresentou proposta para sediar todas as disciplinas e os campeonatos mundiais foram separados. Em 2006, os Jogos de Aachen foram um notável sucesso público e desportivo e atraíram nada menos que 576.000 espectadores, gerando uma cobertura mediática sem precedentes, conforme destacou a FEI.