Justin Verboomen vence o Campeonato Europeu e se consolida no adestramento mundial

Depois de surpreenderem o mundo do adestramento ao levarem o ouro no CHIO Aachen 2025, Justin Verboomen e o garanhão Zonik Plus fizeram história no Campeonato Europeu de Adestramento — realizado no Jiva Hill Stables, em Crozet (França), de 27 a 31 de agosto — e levaram para casa duas vitórias individuais: no grande prêmio especial com 82,371% e no GP estilo livre com música com 89,964%

No sábado, durante o grande prêmio especial, Justin Verboomen levou a primeira medalha de ouro de adestramento da história da Bélgica ao conquistar a nota de 82,371% ao lado de seu cavalo Zonik Plus. No dia seguinte, no freestyle, repetiu o feito e, sob um lindo céu azul, subiu novamente ao topo do pódio com uma apresentação que lhe rendeu 89,96%.

Tanto no GP especial quanto no estilo livre, a prata e o bronze também foram repetidos, ficando, respectivamente, com a dinamarquesa Cathrine Laudrup-Dufour e com a alemã Isabell Werth.

No sábado, Laudrup-Dufor garantiu a prata com uma apresentação leve e elástica, porém, com um erro que custou o ouro, totalizando 81,687%. Werth e Wendy de Fontaine tiveram falhas durante o galope, somando 79,027% e garantindo o bronze. No estilo livre, as posições se repetiram, com Werth alcançando 88,05%, enquanto Laudrup-Dufour e a égua Mount St John Freestyle chegaram a 89,92%.

Alemanha volta ao topo no concurso por equipes

Se no individual a Bélgica roubou a cena em Crozet, no concurso por equipes a disputa ficou, mais uma vez, entre Alemanha e Grã-Bretanha. No final, a Alemanha garantiu o ouro, o 26º na história do campeonato europeu de adestramento. “O time fez um trabalho maravilhoso, e estamos muito felizes por trazer o título de volta para a Alemanha”, comemorou Klaus Roeser, chefe da equipe, aa FEI.

Para garantir o ouro, a Alemanha contou com apresentações dos membros da equipe. Ingrid Klimke e Veyron NRW, primeiros a competirem, não tiveram uma apresentação memorável. Porém, Katharina Hemmer com Denoix PCH e Frederic Wandres com Bluetooth OLD somaram seus resultados ao do primeiro conjunto, totalizando 229,644 pontos no fim do primeiro dia, deixando a Alemanha no topo do ranking. Quando Werth e Wendy de Fontaine entraram em pista, preferiram não ousar e alcançaram 79,224%. O pódio ainda estava ameaçado pela entrada de Charlotte Fry, última competidora pela Grã-Bretanha, e capaz de superar a nota por equipes da Alemanha.

Decididos a vencer, Fry e Glamourdale entraram foram para a pista com uma apresentação arriscada, que acabou levando a pequenos erros e a um total de 75,869%, insuficiente para garantir o ouro ao time britânico. O resultado de Fry somou-se à correta apresentação de Carl Hester com 76,087% e à de Becky Moody com 74.829%, garantindo a prata para a equipe da Grã-Bretanha.

O bronze ficou com a Dinamarca graças, principalmente, à apresentação de Cathrine Laudrup-Dufour e Freestyle, que garantiram 80,823% — a nota mais alta do grande prêmio – e asseguraram o terceiro lugar do país. Nadja Aaboe Sloth com Favor Gersdorf fizeram 71.829% no dia anterior e ajudaram a Dinamarca a permanecer na briga pelo pódio.

Além das duas pratas no individual e do bronze no concurso por equipes, Cathrine Laudrup-Dufour chamou a atenção em Crozet por seu respeito à égua Freestyle. A amazona levantou a bandeira do bem-estar animal ao participar da cerimônia de premiação desmontada, ao lado dos colegas montados, por respeito à sua égua que não se sente bem em comemorações. Uma forma leve e descontraída de desafiar as tradições e protocolos em nome do bem-estar dos animais.

>>>> Resultados

Texto: Thais Cerioni, com informações da FEI.
Foto: FEI/Leanjo de Koster

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.