FEI lança Equipass como passaporte digital para identificação, biossegurança e mobilidade global de cavalos

Na sua Assembleia Geral em Hong Kong, a Federação Equestre Internacional apresentou o passaporte digital para cavalos Equipass, concebido para centralizar informações essenciais e integrar-se com os sistemas existentes. O Equipass será implementado em três fases, a partir de janeiro de 2026. O sistema foi desenvolvido pelos departamentos de veterinária e operações tecnológicas da FEI como parte de uma parceria público-privada com a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), na sequência de um acordo da Confederação Internacional de Desportos Equestres (IHSC) que incumbiu a FEI de criar a ferramenta.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2025 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


O Equipass complementa o passaporte físico, fornecendo uma plataforma única e acessível para a identificação, histórico médico, registos de vacinação, localização e documentação de viagem de um cavalo. O sistema permite que proprietários, atletas, tratadores, veterinários, oficiais e autoridades acessem todos os dados essenciais em uma única aplicação, tornando mais fácil e rápido gerir vários cavalos, acompanhar as vacinações e lidar com viagens internacionais, mantendo as informações seguras e prontamente disponíveis.

Criado para atender à necessidade urgente da indústria equestre por registos de saúde precisos, conformidade regulamentar e melhor controlo de doenças, o Equipass visa a ser um sistema seguro, eficiente e conectado para o desporto equestre. Ao simplificar a documentação e garantir a verificação, também facilita a movimentação internacional segura e tranquila de cavalos, reduzindo as complexidades administrativas e reforçando a biossegurança transfronteiriça.

Lançamento:
– Fase 1 (Data de lançamento: 26 de janeiro de 2026): aplicativo móvel e ferramentas de administração para todos os cavalos registrados na FEI.
Fase 2 (Fim de 2027 / Início de 2028): Expansão para populações nacionais de cavalos, com a integração das Federações Nacionais interessadas.
– Fase 3: Abertura do sistema para livros genealógicos e outras partes interessadas, com potenciais modelos de parceria e participação nos lucros.

Gaspard Dufour (foto), diretor de operações tecnológicas da FEI, destaca que esta é a primeira plataforma do gênero a integrar identificação de cavalos, registros de saúde, acompanhamento de vacinação, documentação de viagem e leitura de microchips em um único sistema unificado, para rastreabilidade vitalícia.

“O Equipass oferece a cada cavalo uma identidade digital verificável, simplificando a movimentação transfronteiriça e apoiando os requisitos de biossegurança cada vez mais rigorosos que enfrentamos atualmente. Estamos particularmente orgulhosos da leitura térmica de microchips, que permite a verificação simultânea de identidade, localização e temperatura corporal — uma novidade nos esportes equestres, com enorme potencial para monitoramento automatizado de biossegurança e supervisão do bem-estar animal em tempo real”, disse.

Crédito: FEI / Shortcut by Jason

2 respostas para ‘FEI lança Equipass como passaporte digital para identificação, biossegurança e mobilidade global de cavalos’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.