Faltando menos de três anos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (LA28), o comitê organizador divulgou a programação oficial das competições. As provas equestres terão início com o concurso completo de equitação, seguido pelo adestramento e encerrado com o salto.
Confira todas as matérias sobre LA28
A Federação Equestre Internacional defendeu que a “programação das competições equestres foi cuidadosamente elaborada levando em consideração as condições climáticas, garantindo um ambiente ideal, principalmente para os cavalos e atletas, bem como para todos os outros participantes e espectadores”.
O cronograma provisório está sujeito a alterações até a realização dos Jogos em 2028. Serão 16 dias de competições, começando em 14 de julho, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, e terminando em 29 de julho, um dia antes da cerimônia de encerramento.
O Comitê Olímpico Internacional confirmou que o hipismo manterá as mesmas provas com medalhas e vagas que em Paris 2024, algo considerado positivo pela FEI. O Parque Santa Anita, em Arcádia, será a sede de todas as competições equestres.
A inspeção veterinária dos cavalos do adestramento será realizada na manhã de 18 de julho, antes das finais do CCE. O grande prêmio ocorrerá em dois dias — 20 e 21 de julho —, seguido pelo GP especial em 22 de julho, que marca a final por equipes.
Não haverá competição no dia seguinte, com a realização da segunda inspeção dos cavalos. As competições serão retomadas no dia 24 de julho com a final individual de adestramento na reprise GP estilo livre com música.
Com três disciplinas e 200 vagas, o hipismo será um dos 31 esportes no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Um número recorde de 50 nações participaram do hipismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O número de nações em Paris 2024 foi de 49. O número de nações competindo no hipismo em Los Angeles em 1984 foi de 30.
O Parque Santa Anita em Arcadia foi confirmado como sede das provas de hipismo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (LA28).


