Brasileiro e Taça Brasil 25 exigem mínimo de 64% para ser campeão e 63%, vice

Os porcentuais mínimos para um conjunto se consagrar campeão e vice-campeão no Campeonato Brasileiro e na Taça Brasil subiram, conforme atualização do regulamento de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo publicado no início de 2025. Houve também redução na idade para competir como sênior amador, abaixando de 18 para 16 anos.  Adestramento Brasil relembra regras importantes para saber antes de competir e confira aqui a cobertura completa da edição de 2025 do principal campeonato nacional.



O porcentual mínimo, na média final das provas, para ser consagrado campeão ou vice-campeão do Campeonato Brasileiro para todas categorias e séries — com exceção de sênior (small tour), sênior top (big tour) e cavalos novos — subiu de 61% para 64% para campeão e de 60% para 63% para vice.

O mesmo porcentual vale para Taça Brasil que, em qualquer série, passa a ser de 64% (média dos dois dias de prova) para campeão e 63% para vice-campeão.

Sênior e sênior top seguem com 65% para campeão e 64% para vice-campeão. Para Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, o resultado mínimo deverá ser de 7,0 para campeão e 6,5 para vice-campeão.

Com relação às categorias, sênior (amador ou profissional) passou de 18 anos para acima 16 anos para competir em elementar, preliminar, média 1, média 2, forte 1 e forte 2 (amador top). As categorias por idade — jovem cavaleiro (16 a 21 anos); júnior (14 a 18 anos), mirim (12 a 14 anos) e minimirim (8 a 11 anos) — seguem existindo.

No entanto, sênior amador e atletas minimirins, mirins e juniores, quando não competindo nas reprises de suas idades, competem na categoria aberta, sem distinção de idade. Por exemplo, um adolescente de 14 anos disputando elementar compete com sênior amador na aberta, mesmo não tendo 16 anos.

>>> continua após o anúncio



Uma mudança importante foi permitir que os cavalos de amadores poderão ser montados por outra pessoa até as 18 horas do dia que antecede a primeira prova do concurso, sempre acompanhado por um comissário. Isso viabiliza que a inspeção veterinária ocorra dias antes das provas dos amadores sem exigências que os atletas sejam os únicos a treinar os animais.

Para a competição por equipes, cada Federação poderá indicar, dentre todos os seus conjuntos inscritos no CBA e na TB, com exceção das categorias cavalos novos e pônei escola, até duas equipes. Esta indicação deve ser feita pelo chefe de equipe imediatamente após à inspeção veterinária.

Um mesmo cavaleiro não poderá fazer parte de uma mesma equipe com dois cavalos diferentes. Cada equipe deverá estar composta de três ou quatro conjuntos titulares, sendo que equipes formadas por quatro conjuntos, contará com um descarte.

O título de equipe campeã do CBA somente será outorgado caso haja um mínimo de três Estados diferentes que apresentem equipe. E cada Estado poderá classificar apenas uma equipe entre as três melhores.

E mais:

  • Proibida a inscrição de um cavalo em mais de duas provas no mesmo dia;
  • Quando houver empate na soma dos porcentuais finais de dois ou mais conjuntos, estabelecer-se-á a classificação em função dos resultados alcançados na última prova do Campeonato;
  • Um mesmo cavaleiro não poderá ser proclamado campeão e vice-campeão Brasileiro. Quando isso acontecer, caberá ao terceiro classificado o título de vice-campeão.

Ivana Feres | Monica Lumack

Uma resposta para “Brasileiro e Taça Brasil 25 exigem mínimo de 64% para ser campeão e 63%, vice”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.