As provas do Campeonato Brasileiro e da Taça Brasil (profissionais) começam nesta quinta-feira (27/11) e seguem até domingo. O CBA de cavalos novos e a Taça Brasil ocorrem na quinta e sexta. Os sêniores disputam o CBA pelo concurso internacional na sexta e no sábado, enquanto os amadores competem no fim de semana. Na sexta-feira, após o término das atividades, tem apresentação dos animais do 1º Leilão Dressage, marcado para 20 horas de sábado. Realizado pela primeira vez na Casa CBH, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, a edição deste ano teve 126 conjuntos inscritos, segundo lista divulgada pela Confederação.
PATROCINADOR OURO:
Dez cavalos competem para a categoria de cavalos novos quatro anos; quatro na de 5 anos; dois em 6 anos e três em sete anos. Entre os profissionais, há dez conjuntos na elementar, seis na preliminar; tanto na média 1 quanto na média 2 são sete em cada; e a forte 1 conta com cinco na disputa. Campeões e vice de cavalos novos e profissionais serão conhecidos na sexta, 28/11, quando começam as provas dos seniores que competem no concurso internacional.
Para Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos, o resultado mínimo deverá ser de 7,0 para campeão e 6,5 para vice-campeão. O porcentual mínimo, na média final das provas, para ser consagrado campeão ou vice-campeão do Campeonato Brasileiro para todas categorias e séries e Taça Brasil é de 64% para campeão e de 63% para vice.
Small tour conta com dez participantes, medium tour com dois e big tour tem apenas um. Eles competem no CDI e executam as reprises prêmio São Jorge, intermediária A e grande prêmio, respectivamente na sexta. Lembrando que não tem a série de medium tour no CBA.
No sábado, será a vez da inter 1 para small tour, intermediária B e grande prêmio especial, quando serão conhecidos os campeões e vice de small e big tours. Sênior e sênior top devem obter no mínimo 65% para se sagrar campeão e 64% para vice-campeão.
>>> continua após o anúncio
PATROCINADORES PRATA:
A categoria mais disputada de todo o evento é a preliminar amador com 14 concorrentes. Na elementar minimirim, competem quatro conjuntos e na amador, oito. São quatro mirins, 12 na média 1 amador; seis na média 2 amador e na forte 1 amador e dois na forte 2 amador top.
A edição deste ano, com 126 conjuntos inscritos, reúne mais participantes que em 2024, que teve 118 conjuntos inscritos, mas não bate a de 2023, que contou com 149 conjuntos inscritos, sendo a maior edição do Brasileiro desde que o Adestramento Brasil foi fundado há 8,5 anos.
Em 2022, no Rio de Janeiro, foram 62 conjuntos inscritos; em 2021, em um evento realizado no picadeiro coberto da Sociedade Hípica Paulista, foram 105 conjuntos inscritos e, em 2020, 128 conjuntos inscritos. A edição de 2019 reuniu 113 conjuntos inscritos; em 2018, foram 75 conjuntos inscritos e, em 2017, 70 conjuntos inscritos.
APOIADORES INDIVIDUAIS:
Ivana Feres | Monica Lumack




