CDI do Brasileiro começa com vitória de Frederico Mandrot e Marajá da Sasa JE na São Jorge e sem MER no GP

O Campeonato Brasileiro Sênior e Sênior Top começou nesta sexta-feira (28/11) com as provas da São Jorge e grande prêmio na Casa CBH, em Indaiatuba, sendo realizadas no concurso internacional CDI 1* e 3*. Houve também CDI 2*, mas o CBA não tem a série de medium tour. Frederico Mandrot e Marajá da Sasa JE ganharam small tour com 68%; Murilo Augusto Machado fez 65,522% de nota final com Jorge V.O — não alcançando o requisito mínimo de elegibilidade para Aachen 26 —; e Fabio Rogerio Lombardo Junior teve 65,971% com Mágico Interagro em medium tour.



As provas foram julgadas pelos juízes FEI L4 Raphael Saleh e Maarten Van Der Heijden e pelos L3 Claudia Mesquita, Freddy Leyman e Natacha Waddell.

Dez concorrentes estavam inscritos na small tour, mas com a desistência de Vinicius de Miranda com Jane Esther II SVN, Jeferson Rodrigo Pereira foi o primeiro a competir em small tour. Ele montou Mestre da Sasa JE pelo Rancho Cariama e somou 66,088%, nota final que o colocou em terceiro colocado no geral, atrás de Cesar Marques com Nagoh CAP OA, por Portugal, e 67,588%.

“Fiquei muito feliz com o Marajá. O que é mais importante é que estamos mantendo um padrão de notas, de regularidade”, enfatizou o cavaleiro da Sasa JE, em entrevista em vídeo. O sonho, disse, é entrar na equipe brasileira para os Jogos Sul-Americanos 2026.

Em big tour, Murilo Machado e Jorge chegaram perto dos 66% de nota final exigido para os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês) para Aachen 26. É exigido que o conjunto obtenha em, pelo menos dois CDI 3* ou superior, nota de 66% atribuído pelo júri de campo (nota final) e também por dois juízes internacionais distintos e de nível 4 (FEI L4/5*) de nacionalidades diferentes do cavaleiro em provas de grande prêmio. Os dois eventos distintos devem ser entre 1º de janeiro de 2025 até a data das inscrições nominativas.

>>> continua após o anúncio



O conjunto da Coudelaria Ilha Verde fez 63,370% com Raphael Saleh, 66,739% com Claudia Mesquita; 67,500% com Heijden; 64,674% com Leyman; e 65,326% com Waddell. “Fiquei contente, porque fui bem nos pontos que eu vinha trabalhando — pirueta para direita que tomei sete, assim como apoio para direita no trote. Consegui melhorar os pontos em notas significativas como alto e transições que são notas que são isoladas dentro dos exercícios, muito importantes para levantar nota do GP”, assinalou Machado.

“Também fiquei muito contente que consegui 67% com juiz L4, apesar dos erros que tive. Antigamente não podia errar e, agora, vejo que posso ter alguma margem, mas errei a mudança a tempo, que me custou nota”, completou.

Único em medium tour, com a desistência de Vinicius Miranda com Fino V.M, Juninho melhorou a nota em relação ao seu último CDI 2* em julho com Mágico Interagro. O conjunto do Rancho Cariama fechou a intermediária A com 65,971%.

As provas do CDI seguem no sábado com as reprises intermediária 1, inter B e grande prêmio especial.

Resultados:
Small tour – São Jorge 
Medium tour – Inter A 
Big tour – GP 


Ivana Feres | Monica Lumack

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.