Saiba como se dará a classificação para adestramento em LA28

O sistema de qualificação para as nações e os atletas se classificarem para competir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 foi publicado pela Federação Equestre Internacional (FEI), após aprovação na Assembleia Geral da FEI ocorrida em novembro último. Assim como em edições anteriores, 60 conjuntos poderão participar da competição. Adestramento Brasil traz os principais destaques do regulamento para LA28.

Conforme já noticiado por Adestramento Brasil, se um Comitê Olímpico Nacional (CON) recusar uma vaga de equipe até 20 de janeiro de 2028 ou não confirmar o Certificado de Capacidade/Capacidade até 10 de janeiro de 2028, o CON não terá automaticamente direito a uma vaga individual, mas continuará elegível para obter uma vaga individual por meio do Ranking Olímpico da FEI.

Até Paris 24, havia alocação compulsória de uma vaga na competição individual às nações que conseguirem cota para competir por equipes, mas falharem em entregar o Certificado de Capacidade. Esse tipo de realocação deixa de ser automático.

Outra mudança importante — motivada pelo reinvindicação do Chile, será? — é que, caso a vaga individual não utilizada tenha sido conquistada nos Jogos Pan-Americanos de 2027, ela será realocada para o país do atleta imediatamente superior na classificação geral individual dos Jogos Pan-Americanos de 2027, excluindo os CONs já classificados.

Confira todas as matérias sobre LA28

MER
Para serem elegíveis para participar das competições de adestramento dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, todos os conjuntos devem atingir os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês) em eventos selecionados pela FEI entre 1º de janeiro de 2027 até (e incluindo) 11 de junho de 2028. Os CDIs válidos são publicados pela FEI em seu site.

Note que os MERs para compor o Certificado de Aptidão/Capacidade do Comitê Olímpico Nacional (NOC Certificate of Capability) têm prazos distintos – leia mais abaixo.

Para os MERs, os conjuntos devem obter, em duas competições distintas, o mínimo de 67% atribuído, tanto por dois juízes de nível 4 (L4) como na média de todos os juízes da competição em uma prova de grande prêmio. Os eventos devem ser CDI três, quatro ou cinco estrelas, CDI-W ou CDIO. Os dois juízes de nível 4 devem ser de nacionalidade diferente da do atleta.

Com os MERs, um certificado deve ser fornecido pela Federação Nacional à FEI para cada atleta e cavalo inscrito para participar dos Jogos Olímpicos. Este certificado confirma o Nível de Experiência Equestre (MER, na sigla em inglês), conforme estabelecido no Regulamento da FEI para Eventos Equestres nos Jogos Olímpicos. O FEI Certificate of Capability confirma que os atletas e cavalos possuem a experiência e a habilidade necessárias para participar no nível exigido.

Competição por equipe
Quinze federações nacionais (países) poderão obter qualificação para competir por equipe, sendo um como país anfitrião e outros 14 que devem se classificar por meio dos eventos de qualificação olímpica da FEI (FEI Olympic Group Qualification Events).

Uma equipe é composta por três conjuntos (atleta/cavalo). No caso de cancelamento de um evento de qualificação olímpica da FEI que não possa ser adiado/remarcado, sujeito à aprovação prévia da FEI, as vagas reservadas para equipes destinadas ao evento cancelado serão alocadas às equipes compostas com melhor classificação dentro do(s) respectivo(s) grupo(s) olímpico(s) da FEI (que ainda não estejam qualificadas de acordo com o caminho de qualificação estabelecido na tabela abaixo) até 31 de dezembro de 2027.

Todos os países que conquistaram vagas para competir por equipes devem apresentar o Certificado de Aptidão/Capacidade do Comitê Olímpico Nacional até 10 de janeiro de 2028.

Certificado de Aptidão/CapacidadeNOC Certificate of Capability
Trata-se da confirmação do CON de que pelo menos três conjuntos (atleta/cavalo) dessa nação alcançaram os MERs durante o período que vai do Campeonato Mundial de Adestramento da FEI de 2026 a 31 de dezembro de 2027. Essa confirmação deve ser fornecida à FEI até 10 de janeiro de 2028.

Caminho do Brasil
Os países dos grupos D e E (Américas), onde o Brasil está inserido, se classificam pelos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027 (de 16 a 31 de julho), lembrando que, como os Estados Unidos são anfitriões, eles já têm a vaga assegurada, ficando ela dependente da apresentação do apresentar Certificado de Aptidão/Capacidade do Comitê Olímpico Nacional.

Os dois melhores países classificados no Pan e que não tenham obtido vaga por outro meio recebem aval para LA28, mas devem apresentar o Certificado de Aptidão/Capacidade do Comitê Olímpico Nacional dentro do prazo estabelecido

Idade – humanos devem ter nascido antes de 31 de dezembro de 2012 e cavalos antes de 31 de dezembro de 2020

Confira:
Regulamento completo do sistema de qualificação do adestramento
Hub FEI – todos os regulamentos

Sobre LA 28
Hipismo, em suas três modalidades, manterá as mesmas provas com medalhas e vagas que em Paris 2024, algo considerado positivo pela FEI. O Parque Santa Anita, em Arcádia, será a sede de todas as competições equestres.

A inspeção veterinária dos cavalos do adestramento será realizada na manhã de 18 de julho, antes das finais do CCE. O grande prêmio ocorrerá em dois dias — 20 e 21 de julho —, seguido pelo GP especial em 22 de julho, que marca a final por equipes.

Não haverá competição no dia seguinte, com a realização da segunda inspeção dos cavalos. As competições serão retomadas no dia 24 de julho com a final individual de adestramento na reprise GP estilo livre com música.

Com três disciplinas e 200 vagas, o hipismo será um dos 31 esportes no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.