Jogos Pan-Americanos Santiago — 2023

Time Brasil no pódio com a prata inédita por equipes. Foi um Pan histórico para o País!!
Clica na playlist e confira todas as entrevistas
Foto: Raul Zamora/Santiago 2023 via Photosport



As provas de adestramento nos Jogos Pan-Americanos de Santiago foram disputadas de 21 a 25 de outubro na Escola de Equitação do Regimento de Granadeiros, localizada em Quillota, Valparaíso, no Chile. A competição classifica dois países por equipe e dois países no individual para a Olimpíada de Paris 2024, sendo as duas equipes mais bem posicionadas e os dois melhores conjuntos no individual — um por país e que ainda não tenha obtido vaga. Somente equipes com, pelo menos, dois conjuntos competindo no big tour poderão se candidatar para obter a qualificação olímpica por time e somente atletas competindo no individual em big tour serão elegíveis. Os conjuntos de big tour recebem uma bonificação de três pontos porcentuais (3 pp) acrescidos ao resultado.

Até então, o Brasil tinha seis medalhas em Jogos Pan-Americanos, todas de bronze, sendo uma individual conquistada, em Caracas 1983, por Orlando Facada montando Premiado. e cinco por equipes: no México 1975, em Caracas 1983, no Rio 2007, em Toronto 2015 e em Lima 2019. Adestramento Brasil compilou todos os resultados; veja aqui uma retrospectiva dos últimos Pans.

No Pan de Lima, em 2019 (confira cobertura especial), com time formado por cavaleiros experientes em disputas internacionais — João Paulo dos Santos e Carthago Comando SN; Leandro Aparecido da Silva e DiCaprio; João Victor Marcari Oliva e Biso Das Lezírias; e Pedro Manuel Tavares De Almeida e Aoleo —, o País somou 408,696% e ficou à frente do México, levando o bronze. A disputa mais acirrada foi para o ouro, entre Estados Unidos e Canadá, com o último levando a melhor. Leia matéria completa.

No Pan-Americano, em Toronto (Canadá) em 2015, o Brasil foi bronze por equipes. João Victor Oliva (Xamã dos Pinhais), João Paulo dos Santos (Veleiro do Top), Sarah Waddell (Donelly 3) e Leandro da Silva (Di Caprio) levaram a medalha para casa.  Os Estados Unidos foram ouro por equipe e o Canadá, prata.