O Clube Hípico de Santo Amaro divulgou os resultados parciais da Copa CHSA Orlando Facada de Adestramento 2023, contabilizando as pontuações até a terceira etapa. A próxima prova da Copa ocorre em 5 de agosto. As séries elementar, preliminar e média 1 são as mais disputadas. Estão previstas oito etapas para a Copa Orlando Facada, sendo computados os quatro melhores resultados de cada conjunto. Confira como está a disputa e relembre as regras.
Em elementar escola, cinco conjuntos disputam e, até o momento, José Carlos Duarte Areia Filho, que participou de todas as etapas, ganha com Herói. Na elementar aberta, que tem nove concorrentes, Eduardo Borba, do CHSA, também disputou todas as provas e lidera com Leg-Bay. Já na profissional, os sete concorrentes competiram uma etapa cada. Até agora Billy de Souza lidera com Furst Boy da Essência, representando o Manège Mon Cheval.
A preliminar tem três concorrentes da escola (Luiza Malizano e Romanceira lideram) e 13 competindo na categoria aberta. Três conjuntos disputaram todas as etapas. Leonardo Vani Fernandes, do CHSA, está na frente com Mística Lu (média de 67,447%), seguido da diretora de adestramento do CHSA, Ana Carolina Chemin Ribeiro Parreira, e Mariner Cap O.A (64,659%) e, em terceiro, encontra-se Juliana de Azevedo, pelo Adestramento Pôr do Sol, com Keep It (64.655%). Preliminar profissional tem cinco na disputa com liderança de Erivaldo Galvão com Murano CNSF pela Coudelaria Nossa Senhora de Fátima.
Média 1 aberta também está disputada com oito concorrentes, tendo os quatro primeiros participado de todas as etapas até o momento. Alessandra Sadek lidera com Quatrina GG. A média 1 profissional tem sete conjuntos e liderança de Marina Belolli com Hamurabi.
A série média 2 conta com menos concorrentes. Serena Van Parys Prada Piergli montando Formosa Itapuã-STA pelo Adestramento Pôr do Sol é a única na categoria júnior. Ela fez todas as etapas e vem com média de 63,580%. Já a categoria aberta, tem três conjuntos e a profissional, cinco.
Com menos conjuntos, a forte 1 aberta tem duas concorrentes e a profissional, um. Na forte 2 amador top, é apenas uma concorrentes e são três competindo na sênior. Em especial, há um conjunto.
>>> Confira todos os resultados da parcial
Regras
Com oito etapas previstas para 2023, a Copa CHSA Orlando Facada de Adestramento começou em fevereiro e segue até dezembro. Para seguir o ranking e disputar o título de campeão ou vice-campeão, o conjunto deve, obrigatoriamente, ter participado de, no mínimo, quatro etapas. Caso faça mais etapas, serão computados os quatro melhores resultados.
Ao final da Copa, campeão e vice-campeão de cada série e categoria receberão troféus. No caso da impossibilidade da realização de uma etapa, a comissão organizadora tomará providências para que o concorrente não sofra prejuízo em função dessa impossibilidade.
A Copa Santo Amaro de Adestramento foi rebatizada de Orlando Facada em homenagem ao único cavaleiro que conquistou medalha individual de bronze em Jogos Pan-Americanos.
Em 2023, o ranking do Clube Hípico de Santo Amaro agita o calendário hípico paulistano com provas realizadas junto com etapas da Federação Paulista de Hipismo, válidas para o Troféu Eficiência, e também com concursos internacionais (CDIs) e nacionais (CANs).
Cada cavalo poderá ter duas participações em cada etapa, exceto se executar a reprise estreante e a reprise de pônei. Nesses casos, o mesmo animal tem direito a três participações, sendo que duas delas devem ser como estreante. Já o número de cavalos para cada concorrente é livre.
Por se tratar de um ranking, algumas exigências são distintas em relação a provas estaduais e nacionais. A começar pelas séries de entrada como estreante e iniciantes. O uniforme para as séries até iniciante pode ser camisa da entidade a qual fazem parte. Já para os demais concorrentes, a vestimenta segue as regras estabelecidas pelo regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo.
Além disso, o arreamento segue o regulamento da CBH, mas há exceções. Está liberado o uso da rédea Thiedemann para estreante e iniciante e está liberado o uso do pelham com francalete ou quatro rédeas e bridão Neco aos não profissionais até a série média 1, inclusive.
E, ainda, nas séries iniciantes e elementar, exceto na categoria profissional e desde que avisado no ato da inscrição, as reprises poderão ser cantadas e cabe ao concorrente providenciar a pessoa que o faça. Também: até a série elementar será permitido o aquecimento do animal por outra pessoa que não seja o cavaleiro, exceto na categoria profissional.
Confira:



Uma resposta para “Elementar, preliminar e média 1 são as mais concorridas na Copa Orlando Facada; confira parciais”