A Federação Equestre dos Estados Unidos (US Equestrian) divulgou uma lista curta (short list) contendo nove conjuntos (oito atletas) previamente nomeados para integrar a equipe de adestramento dos Estados Unidos para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Desses, seis são big tour e três small tour. Os Estados Unidos conquistam, no campeonato Mundial de Herning 2022, a vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024 por equipes. A partir desta lista custa, os EUA vão escolher quem representará o país.

ACOMPANHA O SITE? GOSTA?
Fortalecemos a comunidade hípica com jornalismo independente, sério e de qualidade. Ao levarmos até você, leitor, informações relevantes e bem apuradas, contribuímos para a transparência no esporte.
Mas manter o site atualizado e realizar as coberturas exige muita DEDICAÇÃO.
COLABORE para a continuidade do site: seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
Peça o mídia kit e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro!
Em ordem alfabética, os conjuntos nomeados para short list são:
- Big tour: Susan Dutta com Don Design DC — castrado hanoveriano nascido em 2010 e de propriedade de Susie eTim Dutta
- Big tour: Codi Harrison com Katholt’s Bossco — castrado danish warmblood de sua propriedade e nascido em 2007
- Small tour: Charlotte Jorst com Zhaplin Langholt — castrado danish warmblood nascido em 2013 e de propriedade de Kastel Denmark
- Big tour: Kevin Kohmann com Duenensee — castrado hanoveriano de 2009 e de propriedade da Diamante Farms
- Big tour: Anna Marek com Fire Fly — um castrado KWPN, nascido em 2010 e de propriedade de Janet Simile
- Small tour: Christian Simonson com Son of a Lady — castrado danish warmblood nascido em 2011 e de propriedade de Christina Morgan e Clifton Simonson
- Small tour: Christian Simonson com Zeaball Diawind — castrado danish warmblood nascido em 2012 e de propriedade de Christina Morgan
- Big tour: Sarah Tubman com First Apple — garanhão KWPN de 2010 e de propriedade da Summit Farm
- Big tour: Jennifer Williams com Joppe K — castrado KWPN de 2010 e de propriedade de Joppe Partners, LLC
Como os EUA já têm vaga para Paris 2024, o país não precisaria levar time com conjuntos de big tour, a exemplo do que fez em Lima 2019, quando conquistou a prata por equipes e o ouro individual com a então estreante em Pan Sarah Tubman (à época usando o sobrenome de solteira, Sarah Lockman).
George Williams, consultor (advisor) para alto desempenho da USEF, servirá como chefe de equipe da equipe de dressage dos EUA em Santiago. A US Equestrian anunciará os detalhes da busca por um consultor técnico de longo prazo e chefe de equipe no início de agosto, após o feedback das principais partes interessadas e atletas de alto desempenho.
Agora, os conjuntos selecionados passarão por um plano de competição acordado com o chefe de equipe e alinhado com os selecionadores. Os planos devem incluir U.S. Dressage Festival of Champions ou uma competição FEI entre 10 de julho e 10 de setembro de 2023. A equipe deve ser anunciada em meados de setembro.
Recentemente, a treinadora Debbie McDonald renunciou ao cargo de assessora técnica de adestramento dos Estados Unidos. Em entrevista ao DRESSAGE-NEWS.com, ela disse que o fez porque sentiu que não tinha voz para treinar a equipe e que sentiu que, como treinadora pessoal, seria mais valiosa. Também disse que queria passar mais tempo com a família.
Confira todas as regras do processo de seleção dos Estados Unidos para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023. Em linhas gerais, todos os interessados em fazer parte das seletivas nos EUA, tiveram que competir em provas pré-seleciondas pela federação entre 15 de setembro de 2022 até 9 de julho de 2023. Após este período, até oito atletas seriam selecionados para a lista curta e ingressar na segunda parte do processo de seleção, quando precisam disputar provas de observação.
Países no Pan
Em Santiago, 17 países vão disputar medalhas. Competem por equipes o anfitrião, Chile; México, Colômbia e Costa Rica, que conseguiram vaga nos Jogos da América Central e Caribe; Argentina e Brasil, que entraram pela classificação nos Jogos Sul-Americanos (Odesur 2022); e Estados Unidos e Canadá, como os dois melhores times da América do Norte pelo Ranking Mundial de Adestramento da FEI.
Individualmente, serão 12 conjuntos. Pelos Jogos da América Central e Caribe (CAC Games) se classificaram a República Dominicana com duas vagas; Barbados, Guatemala e Porto Rico cada um deles com uma vaga. Equador com uma vaga e Uruguai com duas conquistaram seus lugares nos Jogos Sul-Americanos (Odesur 2022). E, pelo Ranking Mundial de Adestramento da FEI, conseguiram classificar para o individual o Equador (que soma duas vagas), a Venezuela, Bermudas e Trinidad e Tobago.


