Minas realiza campeonato estadual junto com Desafio Brasil e mira no CBA

Minas Gerais já tem seus campeões estaduais de adestramento. Pelo sexto ano consecutivo, o Campeonato Mineiro foi realizado na Hípica da Veiga em Três Pontas, onde também ocorreu o Desafio Brasil de Adestramento, nos dias 15 e 16 de julho. Além das duas provas, o evento também foi válido como a terceira etapa e final do Ranking FHMG. “Sempre realizamos as provas juntas para facilitar a vinda dos cavaleiros, uma vez que o excesso de provas dificultaria a participação devido ao deslocamento grande entre as cidades”, explicou Carlos Renato Veiga Brito, diretor de adestramento da FHMG.


Rumo ao Pan de Santiago!

Vocês que acompanham o Adestramento Brasil sabem que nossa cobertura de grandes eventos é fantástica!! Queremos mandar as notícias fresquinhas desde os Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Vamos com a gente? Para viabilizar a ida ao Chile, temos diferentes cotas de patrocínio e também de apoiadores individuais. Confira todos os detalhes e contrapartidas no mídia kit.

Mas atenção: a realização da cobertura in loco será concretizada somente se houver patrocínio suficiente para cobrir os custos de viagem e de produção de conteúdo.


Foi um dia de prova e, dentro da programação do Desafio Brasil, o segundo dia foi destinado à clínica para oito conjuntos. De acordo com Brito, o critério adotado para a seleção dos conjuntos foi de incluir os quatro conjuntos com as melhores notas e quatro escolhidos por sorteio. “Eu gosto de fazer assim; é diferente dos outros Estados que selecionam as oito melhores notas, pois damos chances àqueles que não tiveram as melhores notas também participarem da clínica”, justificou.

>>> Confira os resultados | fotos

O evento teve ainda a competição do paraequestre. “A diretora de paraequestre da CBH, sra. Claudiane Pasquale, entrou em contato comigo e me perguntou sobre a possibilidade de fazermos o Desafio Brasil de Paradestramento junto com o clássico e, assim, organizamos o evento, que seguiu os mesmos moldes com a prova no sábado e clínica no domingo”, detalhou. A prova contou com o júri de campo com Arnaldo Conde, juiz oficial paraequestre da CBH, e participaram da prova os dois conjuntos mineiros: Ana Carolina Voltani Chaves e Luiz Felipe Menin.

No total, as competições tiveram 33 conjuntos na disputa, sendo dois no paraequestre. De acordo com Veiga Brito, a série em destaque foi a elementar com 14 conjuntos entre as categorias aberta, minimirim e profissional. Na elementar amador, vitória para Isis Rodrigues Vieira que montou Eros e fez 68,27%, seguida de Ariádne Maria D. Romano Maciel com Argent e 67,93%.

“Noto que, a cada ano, os conjuntos vêm evoluindo e atingindo pontuações que os colocam em condições de disputarem de igual pra igual com cavaleiros de qualquer parte do Brasil. No ano passado, Minas trouxe do Rio de Janeiro dois títulos de Campeões Brasileiros — em minimirim e elementar aberta —, um vice-campeonato na forte 1 e a terceira colocação por equipes”, enfatizou acerca do desempenho dos atletas mineiros.

Tais resultados vêm sendo construídos há algum tempo. Veiga Brito relembrou que, de 2018 pra cá, as provas têm sido realizadas na Hípica Da Veiga, em Três Pontas, no Sul de Minas, devido ao grande número de cavaleiros que praticam o adestramento no local. “Isto se deve ao fato de termos o adestramento inserido na programação de aulas da escola de equitação desde os primeiros níveis até os estágios mais avançados. E também é uma filosofia de trabalho o uso do adestramento na preparação dos conjuntos em quaisquer modalidades do hipismo”, disse o diretor.

Outra iniciativa é apoiar a realização de provas em outras cidades. “Já há dois anos temos levado uma etapa do Ranking FHMG para Belo Horizonte para que cavaleiros de lá tenham contato com a modalidade e passem a praticá-la”, enfatizou.

Foto: divulgação


Uma resposta para “Minas realiza campeonato estadual junto com Desafio Brasil e mira no CBA”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.