Encontro Keep Riding une amantes do adestramento com palestras, apresentações e oferta de sêmens e embriões

Um evento de confraternização entre criadores, cavaleiros, aficionados e juízes, promovendo a união e conhecimento por meio de palestras e bate-papo informal com amigos e ofertas de sêmens e embriões: assim será o primeiro encontro Keep Riding, a ser realizado no sábado 30 de setembro no Haras Mineral, em Itapira (interior de São Paulo). Ivan Franco Pinheiro Machado, proprietário do Haras São Francisco e do Sky Sport Horses, e criador das raças puro sangue lusitano, brasileiro de hipismo e andaluz brasileiro, explica como será o evento focado no adestramento clássico, principalmente, em competições.

“O adestramento passa por uma ótima fase no Brasil, acabamos de ter um Campeonato Brasileiro com CDI que reuniu mais de 150 conjuntos. A qualidade de cavalos e cavaleiros tem demonstrado uma grande evolução. As técnicas de criação inseminação artificial (IA), transferência de embriões (TE) e agora a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) tem proporcionado um grande avanço na seleção, bem como uma grande facilidade de acesso a um material genético de altíssimo nível”, disse.

Na entrevista a seguir, o criador e um dos idealizadores do evento dá mais detalhes do que haverá no encontro Keep Riding.

Adestramento Brasil — Como se deu a ideia do evento?
Ivan Franco Pinheiro Machado—
Para dar essa resposta, preciso voltar um pouco no passado. A raça Puro Sangue Lusitano, em virtude da seleção que está sendo feita já há alguns anos, tanto no Brasil como em Portugal, tem mostrado um excepcional avanço de qualidade, como podemos ver nas competições nacionais e internacionais. Há muito mais tempo os warmbloods — principalmente, as raças criadas como hanoverian, westfalen, oldenburg, KWPN, dentre outros — têm sido selecionados para o adestramento. Entretanto, aqui no Brasil, através do brasileiro de hipismo (BH), o warmblood brasileiro, o direcionamento foi mais incisivo nas linhagens com aptidão para o salto e poucos criadores têm se dedicado a criar o warmblood para dressage.

Em 2006, por iniciativa do saudoso dr. Ênio Monte foi fundada Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Andaluz Brasileiro, que basicamente é o cruzamento das raças Ibéricas (PRE e PSL) com os warmbloods; e objetivava um cavalo com a força do WB aliado à montabilidade do cavalo Ibérico. Há 15 anos, o Haras Mineral por meio do seu titular Wilson Ricciluca Jr.(Ito) e em seguida nós, do Haras São Francisco, resolvemos selecionar os sangues dos warmbloods para o adestramento, bem como trazer uma melhoria nos cruzamentos do AB, através das técnicas de inseminação artificial (IA) e transferência de embrião (TE).

Recentemente, temos tido acesso a sêmen de grandes garanhões de relevância internacional, como exemplo, o garanhão Johnson, nº 1 dos “Top Ten do Ranking do Dressage Sires, da World Breeding for Sport Horse (WBFSH)”, disponibilizado pelo Haras Cooper. Com o advento da injeção intracitoplasmática espermatozoides (ICSI), técnica de reprodução assistida, está se proporcionando um novo sistema de criação.

Assim, surgiu a ideia de fazer um evento que pudesse oferecer uma genética de alta qualidade a esse mercado que está em ascensão no Brasil. E, como uma ideia leva a outra, por que não fazer um evento de confraternização entre criadores, cavaleiros, aficionados e juízes, promovendo a união e conhecimento através de palestras ou mesmo num bate-papo informal com amigos, além de oferecer sêmens e embriões do que há de melhor nas raças puro sangue lusitano, pura raça espanhola, brasileiro de hipismo e andaluz brasileiro, objetivando o melhor desenvolvimento deste apaixonante esporte olímpico.

Qual é o objetivo do 1º encontro Keep Riding? O que você busca com a realização do evento?
O nosso objetivo, além da parte comercial, disponibilizando um altíssimo valor genético, é promover um dia exclusivo para a confraternização e reflexão, objetivando sempre uma evolução no adestramento no Brasil.

A quem se destina o evento? Qual é o público-alvo?
O Keep Riding é focado no adestramento clássico, principalmente, para competições, sejam elas de amadores ou profissionais e envolve tanto os praticantes do esporte, como criadores, treinadores de cavalos e cavaleiros.

É a primeira vez que você faz um evento assim?
Sim, a ideia desse projeto tomou forma com a participação do Ito Ricciluca, criador, treinador de cavalos e cavaleiros, com uma experiência adquirida ao longo dos 51 anos de criação e do Raul Maura Silva, também com uma experiência enorme à frente das raças BH e PSL, bem como nos eventos em que tem participado durante anos. Portanto, o evento não é meu, mas nosso, incluindo os amigos que estarão participando, oferecendo seus produtos, dos palestrantes que com certeza irão trazer mais conhecimento.

Qual é a expectativa?
A nossa expectativa é que o projeto Keep Riding, de fato, contribua com a evolução desse esporte espetacular, que é o adestramento clássico. Esperamos que se torne um evento anual.

Fale um pouco sobre a programação.
Após a abertura, iniciaremos o ciclo de palestras, iniciando com o juiz nacional e diretor de adestramento da CBH, Sergio de Fiori, discorrendo sobre o desenvolvimento do adestramento no Brasil, sob a ótica de um juiz. Em seguida, a também juíza internacional (FEI L3/4) Claudia Mesquita nos falará sobre a importância das provas de cavalos novos. E, finalmente, o médico veterinário Thiago Paradella, representante do laboratório norte-americano, Genetech, apresentará a técnica da ICSI na reprodução.

Na sequência, serão apresentados, através de vídeos, os garanhões das diversas raças que terão o sêmen disponível para comercialização durante o evento. Haverá uma apresentação, in loco, das éguas warmbloods doadoras de embriões do Haras Mineral e do Haras São Francisco e, em seguida, a apresentação dos garanhões das raças warmbloods, PSL e AB, que terão os embriões com essas éguas, disponíveis para comercialização durante o evento. Também teremos apresentação do retorno do famoso Haras Itapuã, em sua nova fase; apresentação de animais da raça AB, bem como os projetos da raça para os esportes hípicos.

Como os interessados em participar devem se inscrever?
Os que quiserem participar, oferecendo sêmens e/ou embriões, é só entrar em contato conosco. Não haverá nenhuma cobrança, apenas uma taxa de comercialização de 10% a ser paga ao nosso broker, caso seja feita alguma venda durante o evento. Os que quiserem apenas comparecer, a entrada será franca, bastando comparecer ao evento no horário.




Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o apoio do Encontro Keep Riding.

Uma resposta para “Encontro Keep Riding une amantes do adestramento com palestras, apresentações e oferta de sêmens e embriões”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.