A quinta etapa da Copa CHSA Orlando Facada de Adestramento 2023 ocorre no próximo sábado 23/09 e será comemorativa do 88º aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro. A prova também vale como temporada oficial da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Troféu Eficiência. As inscrições se encerram nesta terça (19/09).
O júri de campo será composto por Marcio Navarro de Camargo, que ocupa o posto de presidente, e Claudia Moreira de Mesquita e Lindinha Macedo.
A semana da pátria (feriado de 7 de setembro) foi movimentado no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) que comemorou seus 88 anos com concursos internacional e nacional de salto. Agora é a vez do adestramento celebrar a data.
Em recente entrevista ao Adestramento Brasil, Ana Carolina Chemin Ribeiro Parreira, diretora da modalidade no CHSA, contou que a prova vai entregar escarapelas, medalhas e troféus comemorativos da data. Chemin falou ainda sobre a volta dos CDIs ao clube e os planos para 2024. Assista aqui.
Até o momento, as séries elementar e preliminar são as mais disputadas. Com oito etapas previstas para 2023, a Copa CHSA Orlando Facada de Adestramento começou em fevereiro e segue até dezembro. Para seguir o ranking e disputar o título de campeão ou vice-campeão, o conjunto deve, obrigatoriamente, ter participado de, no mínimo, quatro etapas. Caso faça mais etapas, serão computados os quatro melhores resultados.
Cada cavalo poderá ter duas participações em cada etapa, exceto se executar a reprise estreante e a reprise de pônei. Nesses casos, o mesmo animal tem direito a três participações, sendo que duas delas devem ser como estreante. Já o número de cavalos para cada concorrente é livre.
>>> Confira todos os resultados parciais até a 4ª etapa
Por se tratar de um ranking, algumas exigências são distintas em relação a provas estaduais e nacionais. A começar pelas séries de entrada como estreante e iniciantes. O uniforme para as séries até iniciante pode ser camisa da entidade a qual fazem parte. Já para os demais concorrentes, a vestimenta segue as regras estabelecidas pelo regulamento da Confederação Brasileira de Hipismo.
Além disso, o arreamento segue o regulamento da CBH, mas há exceções. Está liberado o uso da rédea Thiedemann para estreante e iniciante e está liberado o uso do pelham com francalete ou quatro rédeas e bridão Neco aos não profissionais até a série média 1, inclusive.
E, ainda, nas séries iniciantes e elementar, exceto na categoria profissional e desde que avisado no ato da inscrição, as reprises poderão ser cantadas e cabe ao concorrente providenciar a pessoa que o faça. Também: até a série elementar será permitido o aquecimento do animal por outra pessoa que não seja o cavaleiro, exceto na categoria profissional.
Confira:


