O primeiro Encontro Keep Riding, além de ofertar sêmens e embriões, levará conteúdo ao público presente por meio de três palestras. A juíza internacional (FEI L3/4*) e nacional Claudia Mesquita vai abordar o julgamento de cavalos novos. Sergio de Fiori, juiz nacional e diretor de adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, falará sobre os desafios para o futuro da modalidade e o médico veterinário Thiago Paradella explicará a técnica ICSI e seu potencial para a criação. O evento, que é aberto ao público e gratuito, será realizado no sábado 30 de setembro no Haras Mineral, em Itapira (interior de São Paulo).
“Vou falar sobre cavalos novos de 4, 5, 6 e 7 anos; o trabalho que se deve buscar para se apresentar segundo a exigência de cada um dos testes com relação à idade e também vou falar do adestramento de modo geral, mas o enfoque será cavalos novos”, adiantou Claudia Mesquita.
Em sua palestra, Fiori também vai dar um histórico bem resumido do adestramento no Brasil, debater a fotografia do presente e apontar quais são os desafios para o futuro da modalidade.
Além dos juízes, o veterinário Thiago Paradella explicará a técnica ICSI de reprodução in vitro de embriões equinos. “É uma tecnologia de reprodução assistida feita em laboratório. O processo começa pela captação de oócitos das éguas, via aspiração folicular, que são encaminhados para laboratório, que seleciona o sêmen do garanhão a ser usado. Este semen é injetado com agulha dentro do óvulo da égua doadora e depois este embrião é levado para uma estufa de maturação”, detalhou.
Ele também apontará uma novidade. “Nosso laboratório, que é uma empresa dos Estados Unidos, trouxe para o Brasil agora a técnica de sexagem embrionária via biópsia. Ou seja, antes do cliente pegar este embrião no laboratório e levar ele para transferir na receptora, consigo, através desta técnica, te falar se o embrião é macho ou fêmea, características de pelagem e rastreabilidade congênita”, disse, antecipando um pouco do que falará no evento.
>>> Não é preciso se inscrever para participar do primeiro Encontro Keep Riding. Para mais informações, ligar para 19 997796710 (Ito), 11 981496432 (Raul) ou 14 998194833 (Gaby).
Em uma recente entrevista ao Adestramento Brasil, Ivan Franco Pinheiro Machado, proprietário do Haras São Francisco e do Sky Sport Horses, e criador das raças puro sangue lusitano, brasileiro de hipismo e andaluz brasileiro, explicou que o objetivo, além da parte comercial, disponibilizando valor genético, é promover um dia exclusivo para a confraternização e reflexão, objetivando sempre uma evolução no adestramento no Brasil.
“O adestramento passa por uma ótima fase no Brasil, acabamos de ter um Campeonato Brasileiro com CDI que reuniu mais de 150 conjuntos. A qualidade de cavalos e cavaleiros tem demonstrado uma grande evolução. As técnicas de criação inseminação artificial (IA), transferência de embriões (TE) e agora a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) tem proporcionado um grande avanço na seleção, bem como uma grande facilidade de acesso a um material genético de altíssimo nível”, ponderou.
A ideia do projeto, segundo Ivan Machado, tomou forma com a participação do Ito Ricciluca, criador, treinador de cavalos e cavaleiros, com uma experiência adquirida ao longo dos 51 anos de criação e do Raul Maura Silva, também com uma experiência enorme à frente das raças BH e PSL, bem como nos eventos em que tem participado durante anos. “Portanto, o evento não é meu, mas nosso, incluindo os amigos que estarão participando, oferecendo seus produtos, dos palestrantes que com certeza irão trazer mais conhecimento.”
O evento começa com o ciclo de palestras e, na sequência, serão apresentados, através de vídeos, os garanhões das diversas raças que terão o sêmen disponível para comercialização. Haverá uma apresentação, in loco, das éguas warmbloods doadoras de embriões do Haras Mineral e do Haras São Francisco e apresentação dos garanhões das raças warmbloods, PSL e AB, que terão os embriões com essas éguas, disponíveis para comercialização durante o evento. Também haverá apresentação do Haras Itapuã, em sua nova fase; apresentação de animais da raça AB, bem como os projetos da raça para os esportes hípicos.
Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o apoio do Encontro Keep Riding.



