COI confirma hipismo para Los Angeles 2028, mas pentatlo moderno perde equitação

Adestramento, salto e concurso completo de equitação estão confirmados para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, mas pentatlo moderno terá a equitação substituída por corrida de obstáculos. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Executivo do COI realizada nos dias 12 e 13 de outubro em Mumbai. A Federação Equestre Internacional (FEI) saudou a confirmação do Comitê Olímpico Internacional (COI) das disciplinas equestres para o programa esportivo de Los Angeles 2028.A reunião também aprovou cinco novas modalidades: beisebol-softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash.

“Estamos muito satisfeitos com o anúncio do COI de que as modalidades equestres em competição nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 estarão no programa desportivo de Los Angeles 2028”, disse, em nota à imprensa, o presidente da FEI, Ingmar De Vos.

De Vos assinalou que o hipismo faz parte das Olimpíadas desde 1912. “Com uma herança e entusiasmo tão fortes pelo esporte nos Estados Unidos, estamos ansiosos para realizar jogos bem-sucedidos e envolventes, focados no futuro e nos valores que o tornam único no mundo. cenário esportivo”, acrescentou.

Este é apenas o começo. A confirmação do local será nos próximos meses e a quantidade de cotas para LA2028 será decidida após Paris 2024. “Estamos buscando ativamente todos os caminhos e garantindo que estamos atentos, enquanto olhamos não apenas para LA28, mas também para Paris24, que está logo ali na esquina!”

Pentatlo moderno
Com relação ao pentatlo moderno, que foi excluído do programa esportivo inicial, junto com boxe e levantamento de peso, o Conselho Executivo do COI recomendou a sua inclusão no programa desportivo LA28, mas com a retirada da equitação.

O pentatlo moderno, que envolve tiro esportivo, esgrima, natação, hipismo-saltos e corrida, será realizado neste formado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas em LA28 terá a equitação substituída por corrida de obstáculos.

O COI informou que, sem a substituição da equitação pela corrida de obstáculos, a modalidade não teria sido incluída no programa e advertiu à União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM) que continue a implementar as mudanças necessárias na governança e modernização para redução de custos e complexidade.

Em Tóquio, a competidora alemã de pentatlo Annika Schleu foi flagrada em câmera chicoteando o cavalo e cuja treinadora, Kim Raisner, filmada dando socos no corpo do animal. Schleu acabou desqualificada pela federação de pentatlo moderno dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na sequência, a organização não-governamental Pessoas pelo tratamento ético de animais (PETA) enviou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) uma carta pedindo a retirada dos esportes equestres de futuras Olimpíadas. No documento, citou o caso de Annika Schleu e o caso de cavalo com sangue na narina no salto e a eutanásia de animal do concurso completo de equitação na Olimpíada do Japão.

Foto: Getty Images / IOC

2 respostas para ‘COI confirma hipismo para Los Angeles 2028, mas pentatlo moderno perde equitação’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.