PETA pede ao COI retirada de esportes equestres das Olimpíadas

A organização não-governamental Pessoas pelo tratamento ético de animais (PETA) enviou ao Comitê Olímpico Internacional (COI), na última sexta-feira, 13/08, uma carta pedindo a retirada dos esportes equestres de futuras Olimpíadas. No documento (leia abaixo traduzido), citou o caso da competidora alemã de pentatlo Annika Schleu flagrada em câmera chicoteando o cavalo e cuja treinadora, Kim Raisner, filmada dando socos no corpo do animal, foi desqualificada pela federação de pentatlo moderno dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Citou ainda o caso de cavalo com sangue na narina no salto e a eutanásia de animal do concurso completo de equitação na Olimpíada do Japão.

Apoie_AB

Informação bem apurada, confiável e relevante faz toda a diferença. Enquanto agradecemos a todos apoiadores e anunciantes do site, reforçamos que precisamos da colaboração de pessoas como você para seguir com a produção editorial.Clique e seja um apoiador via Paypal. Você que escolhe o valor! Você também pode contribuir anunciando ou fazendo Pix (contato@adestramentobrasil.com)

“Os Jogos Olímpicos são para mostrar atletas humanos e não a habilidade deles em aterrorizar e machucar cavalos que não escolheram competir e, mesmo assim, estão fazendo todo o trabalho, às vezes, ao custo de suas próprias vidas”, disse a presidente da PETA, Ingrid Newkirk.

“Assim como os Jogos evoluíram para incluir esportes modernos como skate, a PETA pede ao Comitê Olímpico Internacional para relegar os abusos equestres aos livros de história”, continuou.

Adestramento Brasil traduz a carta na íntegra:


13 de agosto de 2021
Thomas Bach
Presidente
Comitê Olímpico Internacional


Caro Sr. Bach:

Estou escrevendo em nome da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) e de nossos mais de 6,5 milhões de membros e apoiadores em todo o mundo para solicitar que você elimine todos os eventos equestres das Olimpíadas. Como você sem dúvida já sabe, a polêmica sobre os esportes equestres aumentou, especialmente, durante os eventos das Olimpíadas de Tóquio.

O mundo ficou chocado quando uma competidora alemã de pentatlo visivelmente chateada, Annika Schleu, foi filmada esporeando e chicoteando o cavalo Saint Boy depois que ele se recusou a entrar no percurso. A treinadora de Schleu, Kim Raisner, foi mostrada batendo no cavalo. Raisner foi legitimamente expulsa das Olimpíadas, mas multas e suspensões não são suficientes para proteger outros cavalos de treinadores que possam cometer ofensas semelhantes.

Jet Set, que foi montado pelo competidor suíço Robin Godel, se machucou tão gravemente durante uma prova de cross-country que teve que ser sacrificado. E, embora Kilkenny tivesse sangue escorrendo de suas narinas, o cavaleiro irlandês Cian O’Connor o forçou a terminar o percurso. Os oficiais não fizeram nenhum esforço para interromper a competição imediatamente a fim de verificar o cavalo.

Assim como as Olimpíadas evoluíram para incluir esportes de interesse atual, como skate, surfe e escalada esportiva, em um mundo que, cada vez mais, se recusa a aceitar abusos de qualquer forma, é hora de remover os esportes que não são mais apoiados pelo público. Caso contrário, você corre o risco de perder sua licença social para operacionalizar.

Agradeço antecipadamente por sua atenção imediata a este importante assunto. Por favor, não hesite em me contatar em caso de dúvidas.

Sinceramente,
Kathy Guillermo
Vice-presidente Senior
Departamento de Assuntos Equinos

Uma resposta para “PETA pede ao COI retirada de esportes equestres das Olimpíadas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.