Manuel Almeida: “Estou feliz com a prova. Ela respondeu bem”

Quillota, Chile — Segundo brasileiro em pista, Manuel Tavares de Almeida saiu contente com a reprise de grandeprêmio, mas sem entender o porcentual final de um dos juízes. Michael Osinski, dos Estados Unidos, julgou em E e deu uma nota que destoou das demais. Enquanto seus companheiros de júri oscilaram entre 66,739% (da canadense Cara Whitham) a 69,369% (do português Carlos Lopes), Osinski cravou 62,717%, puxando para baixo a pontuação final, que fechou em 66,369% e, portanto, insuficiente para alcançar o MER para Paris. Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 eram mais uma chance de conjuntos brasileiros obterem os requisitos mínimos de elegibilidade para corroborar a vaga por equipe para Paris 2024, caso conquistada.

“Ainda estou sem entender uma das notas que tirou o índice do Brasil. A gente teve três 67% e uma nota díspar de 62% com juiz americano, o que é uma pena, mas eu dei o meu melhor lá dentro”, apontou, ao conversar com a imprensa na zona mista após sua prova.

Manuel, que terminou o grande prêmio em 13º, também contou da rotina no Chile e explicou por que decidiu apenas caminhar ao passo um dia antes da estreia. “Minha preocupação é manter a energia que ela tem. Eu tenho um cavalo que sabe tudo, então, eu não preciso repetir os movimentos. Minha égua nunca se assusta, ela sabe fazer as coisas; é mais eu me concentrar que ficar gastando a égua. Hoje, sobrou energia, foi bom”, disse.

“Nestes dias, não tem de trabalhar muito, tem de fazer o que faz em casa e ela ainda podia estar melhor, mas acho que ela respondeu muito bem, com atividades nos posteriores. Queria ela um pouco mais na minha mão, mas as mudanças amplas, os trotes num ritmo bom, os pés debaixo da massa. O condicionamento físico dela do Brasil para cá melhorou, ela ainda tem 40 quilos para ganhar”, ponderou. No Campeonato Brasileiro, ele contou sobre as seletivas na Europa e a importação da égua, que monta há 4,5 meses, para o Brasil.

Com relação à prova de grande prêmio especial, Almeida apontou que Rosa Belle vai melhor nesta execução. “Normalmente, ela já ganha mais pontos. O primeiro dia tinha uma pressão maior para não cometer erros.”

Assista à entrevista feita na zona mista após o anúncio.

Foto: divulgação /  CBH – Luis Ruas

>>> CONFIRA A COBERTURA ESPECIAL DE ADESTRAMENTO BRASIL NO PAN DO CHILE <<<

2 respostas para ‘Manuel Almeida: “Estou feliz com a prova. Ela respondeu bem”’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.