Em Riad, Isabell Werth busca seu sexto título da Copa do Mundo da FEI

Sem a presença da número um do mundo, Jessica Von Bredow-Werndl, Isabell Werth disputará a final da Copa do Mundo da FEI, em Riad, no Reino da Arábia Saudita, em busca de seu sexto título. Mas Werth não competirá com Emilio (e nem o aposentará la). O westfalian de 18 anos sofreu uma lesão leve e DSP Quantaz irá substituí-lo.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


Campeã em 2023, Von Bredow-Werndl já havia dito que se concentraria nos Jogos Olímpicos de Paris. São esperados 17 conjuntos, representando 12 países, na próxima semana, quando começam as provas da 37ª final na história da FEI World Cup Dressage, que teve como primeira campeã a dinamarquesa Anne-Grethe Jensen, que saiu vitoriosa em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda, em 1986.

Apenas seis anos depois, em 1992, a alemã Isabell Werth conquistou o seu primeiro título com Fabienne em Gotemburgo, na Suécia, e, desde então, soma um total de cinco vitórias em Copas do Mundo, sendo a atleta mais condecorada do esporte equestre. Werth está indo para Riad com o sexto título claramente em vista.

Depois da primeira vitória, ela teve que esperar 15 anos antes de conseguir sua segunda conquista, que veio em Las Vegas, EUA, em 2007, montando Warum Nicht FRH. Dez anos depois, em Omaha, EUA, ela acumulou a primeira de suas três vitórias consecutivas com a grande égua Weihegold, que repetiu o sucesso nas finais em Paris, França, em 2018, e Gotemburgo, Suécia, em 2019.

Atualmente em segundo lugar no ranking mundial, Werth levará o Quantaz para Riad depois de dominar a série de qualificação da Liga da Europa Ocidental. Com Emilio, ela conquistou uma vitória em Stuttgart, na Alemanha, em novembro, e um segundo lugar em Basileia, na Suíça, em janeiro, atrás de von Bredow-Werndl.

Montando a DSP Quantaz, ela teve que se contentar com o segundo lugar, atrás das britânicas Charlotte Fry e Everdale, em Amsterdã, no final de janeiro, mas reverteu essas colocações na última qualificação em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda, em março, deixando-a com uma vantagem de três pontos sobre Fry e figurando no topo da tabela de classificação final da Liga da Europa Ocidental.

Na disputa
Depois de liderar a classificação da série durante grande parte do início da temporada, o sueco Patrik Kittel terminou em terceiro na liga. Ele começou da melhor forma com a vitória na sexta competição da Liga da Europa Central em Budapeste, Hungria, em junho do ano passado, e depois somou o máximo de pontos novamente na prova de abertura da Liga da Europa Ocidental 2023/2024, em Herning, na Dinamarca, em outubro de 2023. Ele, então, disputou mais quatro etapas da série da Europa Ocidental durante os meses de inverno europeu e terminou apenas dois pontos atrás de Fry no final da temporada, à frente do alemão Matthias Alexander Rath, que ficou em quarto, e da dinamarquesa Nanna Skodborg Merrald, quinta colocada.

O verdadeiro confronto provavelmente ocorrerá entre Werth, Fry, que está em terceiro lugar no mundo, Kittel, que está em sexto lugar no Ranking da FEI, e Nanna Skodborg Merrald, ouro histórico por equipe para a Dinamarca pela primeira vez no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI em 2022 em Herning. A dinamarquesa montou três cavalos diferentes durante a temporada, terminando em segundo em Herning, Lyon e Stuttgart com Blue Hors Zack, Blue Hors San Schufro e Blue Hors Don Olymbrio, respectivamente, e em quarto lugar em Amsterdã com Don Olymbrio, com quem embarca para Arábia Saudita.

Fry, claro, é uma oponente formidável. Com o garanhão preto Everdale, ela foi membro da equipe britânica vencedora da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, antes de levar a prata por equipe e o ouro individual tanto no GP especial como em freestyle com seu outro garanhão, Glamourdale, no Campeonato Mundial em 2022.

Com Everdale, ela conquistou duas vitórias na Liga da Europa Ocidental nesta temporada em Mechelen, na Bélgica, em dezembro, e em Amsterdã, na Holanda, em janeiro, além de terminar em segundo lugar em Londres, na Grã-Bretanha, antes do Natal e na última etapa em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda. mês.

Multicampeã — As vitórias repetidas são o tema desta final, mas ninguém jamais chegou perto de igualar as nove vitórias da holandesa Anky van Grunsven com seus dois grandes cavalos, Bonfire e Salinero, entre 1995 e 2008.

No entanto, independentemente do resultado da próxima semana, ninguém pode rivalizar com Werth no que diz respeito à consistência, já que Riad 2024 será a 24ª final da FEI Dressage World Cup da sua extraordinária carreira.

Júri de Campo:

Hans Christian Matthiesen (Dinamarca), presidente — FEI L4/5*
Janet Lee Foy (Estados Unidos) — FEI L4/5*
Peter Storr (Grã-Bretanha) — FEI L4/5*
Elke Ebert (Alemanha) — FEI L4/5*
Thomas Lang (Áustria) — FEI L4/5*
Susan Hoevenaars (EUA) — FEI L4/5*
Maria Collander (Finlândia) — FEI L4/5*
Eva-Maria Vint-Warmington (Estônia) — FEI L3/4*

Painel de Supervisão dos Juízes: Mary Seefried (EUA) e Liselotte Fore (EUA)

Formato da competição:
A prova de grande prêmio será disputada na quarta-feira, 17 de abril, às 13h15 no horário local (7h15, no horário de Brasília) e o GP freestyle será na sexta-feira, 19 de abril, às 17h15, horário local e 11h15 no horário de Brasília. Competem no GPF todas as combinações atleta/cavalo que completaram o FEI GP com uma pontuação de pelo menos 65%.

Com informações de press release da FEI.

Confira:

Foto: FEI

Uma resposta para “Em Riad, Isabell Werth busca seu sexto título da Copa do Mundo da FEI”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.