Patrik Kittel sagra-se campeão da Copa do Mundo com Touchdown

Último a entrar em pista, o sueco Patrik Kittel roubou a cena ao fechar o grande prêmio estilo livre com 81,661% montando o baio castrado de 12 anos Touchdown, tornando-se, pela primeira vez em sua carreira, campeão da Copa do Mundo da Federação Equestre Internacional. Em Riad, na Arábia Saudita, 15 competidores entraram na disputa e a primeira surpresa veio com a eliminação de Charlotte Fry e Everdale, antes mesmo de entrarem na linha do meio. A competição foi acirrada com apenas 0,257 ponto porcentual separando o ouro do bronze. Kittel desbancou Isabell Werth, que ficou em terceiro com DSP Quantaz e 81,404%, e Nanna Skodborg Merrald com Blue Hors Don Olymbrio, segundo lugar com 81,429%.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


Esta foi a nona final de Copa do Mundo da carreira de Patrik Kittel e sua primeira vez no pódio. Ao terminar a prova, muito emocionado, ele ressaltou à TV FEI que não podia acreditar. “Minha treinadora Louise [Nathhorst] venceu pela primeira vez pela Suécia e eu ganhei pela Suécia novamente. Só quero agradecer a todos por nos apoiarem — estou muito emocionado! O cavalo voou comigo”, disse.

Kittel é o segundo atleta sueco a ter o cobiçado troféu nas mãos nos 37 anos de história da Copa do Mundo. Sua treinadora, Louise Nathorst, conduziu o LRF Walk on Top à vitória há 26 anos, em 1998, em casa, Gotemburgo.

Kittel contou que Touchdown estava incrível no aquecimento. “Estou em outro planeta. Vencer é inacreditável. Claro que, quando você entra, com esta atmosfera e ambiente, você sempre quer ganhar, mas quando ganha uau. Vou dar muita cenoura para ele [Touchdown]”, destacou, acrescentando que foi a primeira vez que foi o último a entrar em pista em um grande evento. O sueco estreou música temática de James Bond.

A definição do pódio ficou para o último bloco quando a atual campeã mundial, Lottie Fry, da Grã-Bretanha, e Everdale entraram em pista como favoritos depois do primeiro lugar no grande prêmio na quarta-feira (17/04). Mas, enquanto a dupla se preparava para entrar na arena, ainda na volta da pista, o presidente do júri de campo, o dinamarquês Hans Christian Matthiesen, chamou a atenção para um problema na boca do cavalo.

A FEI explicou que “Charlotte Fry e Everdale foram eliminados da competição GP estilo livre, após a verificação de um pequeno sangramento originado na mucosa da gengiva frontal, encontrado na boca do cavalo pelo juiz em C. De acordo com o Artigo 430.7.6 das Regras de Adestramento da FEI, isso resulta em eliminação”, concluiu a FEI.

Reveja a transmissão do GPF | Confira os resultados: GP freestyle | GP

O caminho estava aberto a Nanna Skodborg Merrald que galgou o primeiro posto após sua apresentação com Blue Hors Don Olymbrio, garanhão de 16 anos, que se mostrou muito mais focado em comparação com o GP. “Foi incrível terminar em segundo e entre super cavaleiros”, exclamou ao terminar a prova.

A penúltima em pista seria Werth que tinha pela frente vencer os desafios que a colocaram em quarto na prova de grande prêmio, quando o garanhão de 14 anos DSP Quantaz estava nervoso no GP. “Foi a primeira final dele e foi tudo muito divertido. Estou muito feliz. Ele estava com medo por causa da atmosfera”, apontou a alemã, que explicou à FEI que Quantaz estava com um pouco de medo das telas de publicidade e também das pessoas com roupas brancas, sendo muito difícil para ele se concentrar.

Com informações de press release da FEI. Foto: FEI/Martin Dokoupil

Confira:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.