O segundo dia de provas no concurso de adestramento nacional da Copa Sabemi na Sociedade Hípica Brasileira definiu os ganhadores das séries elementar, preliminar, média 1 e 2 e forte 1 da categoria profissional, além de cavalos novos. O dia marcou ainda a estreia dos concorrentes na aberta, minimirins e mirins nas diferentes séries e também da competição da medium tour. Foram 61 concorrentes, sendo metade de amadores, representando as federações do RJ, Brasília e São Paulo. O evento segue até domingo, quando serão conhecidos os vencedores das demais séries.
Com 72, 756% tanto na reprise nº 1 como na nº 2, Cristiano Augusto da Silva teve uma vitória sólida com Freigeist na elementar profissional, reforçando, mais uma vez, seu desempenho acima dos 70%. O cavaleiro da Federação Paulista de Hipismo monta Freigeist desde que o cavalo de sete anos (hoje) chegou da Alemanha. Juntos, começaram a competir neste ano fazendo o ranking da Paulista e CANs.
“Ele estava fora da idade de cavalos novos e minha filosofia é sempre ir no passo a passo”, respondeu quando questionado sobre a opção de entrar na elementar. Inclusive é uma característica do Cristiano seguir a escala de séries na preparação de seus animais. Sobre a Copa Sabemi, ele contou que é a sua terceira vez competindo no Rio de Janeiro — participou dos Campeonatos Brasileiros de 2017 e 2022. “Aqui é um lugar muito bonito. Foi muito organizado, o piso é de ótima qualidade”, avaliou.
Os planos com Freigeist incluem dar uma folga para ele em São Paulo e depois se preparar para competir nos próximos CANs e Campeonatos Brasileiro e Paulista, com objetivo de subir ele de série em 2025.
Também pela FPH, Rodrigo Evangelista venceu duas séries: a preliminar com Maxx do Texas e a média dois com Volvo VA. “Sempre tive sorte no Rio de Janeiro!”, disse. “A 1ª Copa Sabemo foi maravilhosa, agradeço à organização que nos deixou bem à vontade. Saio feliz destas provas, foi uma energia diferente”, acrescentou.
O Volvo foi de Brasília a São Paulo, há cerca de sete meses, para ser treinado por ele com objetivo de adiantar o cavalo para suas proprietárias. Depois do RJ, ele volta a Brasília, onde Evangelista dá aulas eventualmente. O Maxx segue na mesma linha e a meta com ele é seguir avançando o trabalho visando a fazer small tour.
Na forte 1, a disputa foi acirrada entre Isabela do Valle Arenzon com Luar dos Diamantes e Rogério da Silva Clementino com Leste dos Diamantes (foto). Roger ganhou a reprise nº 1 com 66,658%, mas Isabela do Valle ficou pouco atrás com 66,158%. Na reprise nº 2, ambos representantes da FPH sabiam que qualquer décimo faria a diferença. E assim foi. No sábado, a diferença foi ainda menor: 65,263% dele contra 65,368% dela.
“Foi a primeira vez que fiz prova com este cavalo. Tive algumas dificuldades de entendimento, justamente por ser a primeira prova com ele, mas no geral estou muito contente com o evento. A copa foi um espetáculo, com esforço de todos para prestigiar o evento”, disse Roger Clementino.
Ele está montando o Leste há oito meses e a meta é subir o lusitano para small tour. “O plano é entrar com ele na São Jorge, mas até melhorar o nível técnico deve demorar um pouco. Então, agora, vou entrar no Campeonato Brasileiro na forte 1 para preparar ele para o ano que vem”, explicou.
Fechando o dia, Fábio Rogério Lombardo Junior com Mágico Interagro e Vinicius Miranda com General Santana disputaram a primeira prova da série intermediária senior (medium tour). Vitória de Miranda fechando com 65,265%; Junior somou 63,794%.

Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o patrocínio da Copa Sabemi.



3 respostas para ‘Copa Sabemi: campeões das séries profissionais do CAN avaliam desempenho nas provas’