ATUALIZADA – Fazia tempo que uma categoria de cavalos novos não tinha tantos concorrentes como a de quatro anos no concurso nacional de adestramento Rancho Cariama (leia todas as matérias). Foram 15 animais, sendo 13 lusitanos, um brasileiro de hipismo e um pura raça espanhola, competindo no picadeiro coberto da Sociedade Hípica Paulista. E houve disputa: os quatro primeiros colocados se alternaram nos dois dias de provas. Sete animais disputaram a de cinco anos, que também teve mudanças no pódio ao longo do evento. Dois cavalos competiram em seis anos e um em sete anos.
Esta cobertura é possível graças ao patrocínio da Sasa Horses JE, Coudelaria Rocas do Vouga e Rancho Cariama — clique nos nomes e confira suas respectivas páginas no Instagram.

Com 83,400%, Querido da Sasa JE (foto), apresentado por Frederico Correa Mandrot, ganhou na sexta-feira (6/9), e ficou em segundo no sábado com 83,600%, atrás de Quite Good VO. O BH montado por Eduardo Alves de Lima, que ficou em quarto na primeira prova, subiu o porcentual final de 73,800% para vencer com 84,200% no sábado — o que lhe rendeu o terceiro posto no geral do CAN, atrás dos lusitanos Querido da Sasa JE e Recruta HI.
O mais jovem dos 14 concorrentes, Recruta HI somou 81,600% na sela de Fábio Rogério Lombardo Júnior para o segundo posto na sexta-feira. No dia seguinte, a dupla fechou com 80,200%, galgando o vice-campeonato no CAN. Juninho também montou o único pura raça espanhola em quatro anos. Panadero MFE VII foi o terceiro colocado na sexta, com 76,800%, e quarto lugar no sábado com 78%, o que colocou a dupla no quarto posto no geral entre os 15 participantes.
“Foi a segunda prova do Querido da Sasa JE; a primeira foi no CAN 4 anos em fevereiro, quando também ganhei. Vejo que consegui, nesses seis meses, uma evolução muito grande. Foi um trabalho, neste ano, focado em deixar o cavalo com bastante elasticidade e flexibilidade”, avaliou Fred Mandrot, que ganhou o CAN, na soma final.
Agora, a meta é competir no Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos e, em 2025, subir o lusitano para cinco anos com objetivo de treinar ele para disputar uma vaga para o Campeonato Mundial de Cavalos Novos. “Ermelo é uma vontade nossa”, ressaltou.
O pódio da categoria cinco anos também só foi definido no sábado, com os três melhores se alternando nas posições. Patronos V.O. venceu na sexta com 75,600% na sela de Eduardo Alves de Lima, mas os 77,800% BH não superaram os 80,600% do lusitano Proton da Sasa JE, no sábado, e acabou como vice-campeão no CAN.
Montado por Paulo Cesar dos Santos, Proton havia sido terceiro colocado no primeiro dia de provas com 74,200% e atrás da BH Drosa Foundmail, apresentada por Vinicius Miranda, que somou 75,400% na sexta e 77,400% no sábado e fechou o evento em terceiro lugar.
“Monto o Proton desde 2022. Fiz cinco provas com ele no ano passado e ganhamos quatro delas em cavalos novos 4 anos. Depois, fomos campeões brasileiros. Sempre tem o que melhorar, mas o que mais gostei foi do caráter dele. No primeiro dia, fomos terceiro lugar e eu sabia que podíamos dar mais que aquilo. Então, fui em busca e nos superamos. Ele é um grande potro. Agora vamos à procura da solidez em andamentos e uma atitude mais estável para melhorar”, contou Santos, cujos planos com o PSL incluem o Campeonato Brasileiro e treinar para subir para chegar à categoria de seis anos.
Já em seis anos, o pódio se manteve nos dois dias com o lusitano Orvalho Mito do Vouga, apresentado por Edneu Jose Senhorini, em primeiro (70,400% e 70,200%) e o brasileiro de hipismo San Hio do Drosa com Vinicius Miranda em segundo (68,200% e 68,200%)
“Gostei da execução das minhas provas. Ele estava mais equilibrado no contato, então, eu esperava notas mais elevadas. Já as mudanças foram executadas no aquecimento bem, mas na prova não saíram como eu queria. O resultado do Rio [Copa Sabemi] foi mais efetivo”, contou Senhorini. O conjunto deve estar no Campeonato Brasileiro. “O cavalo tem potencial para chegar ao alto nível”, reforçou.
Apenas um cavalo disputou a sete anos. O lusitano Neptuno da Raposa, na sela de Rogério da Silva Clementino, somou 66,932% na sexta e 64,686% no sábado.
>>>> Clique para conferir programa, ordens de entrada e Resultados
Foto: Jessica Serwaczak (Instagram: @moments.jfs)


