A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) emitiu um comunicado, nesta sexta-feira (13/9), orientando que todos os eventos hípicos programados para ocorrerem entre 16 e 30 de setembro sejam cancelados ou adiados, em decorrência dos recentes casos de herpes-vírus equino tipo 1 (EHV-1). A Sociedade Hípica Paranaense detectou 39 casos positivos para o vírus, após examinar os 222 cavalos estabulados no local.
Apoie o nosso jornalismo confiável, independente e de qualidade para seguirmos com as coberturas
Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
A CBH recomendou que todos os animais que participaram de competições estaduais, nacionais ou internacionais nos meses de julho, agosto e setembro de 2024 sejam monitorados diariamente, com medição de temperatura duas vezes ao dia e evitando o contato entre os animais, além de cuidado com os materiais. A entidade também recomendou que não seja realizado trânsito de animais durante esse período.
Na segunda-feira (9/9), foram conhecidos dois casos de herpes-vírus com evolução para a forma neurológica, detectados em animais do Paraná que haviam participado do Indoor de salto da Paulista, com a morte de um dos animais.
Em decorrência disso, a Sociedade Hípica Paranaense testou, com a realização do exame PCR por meio de swab nasal para detecção do EHV-1, todos os 222 cavalos estabulados no momento atual. Foi identificado que 35 deles apresentaram resultado moderado e quatro alto (sendo um deles da égua que está em recuperação).
Leia também:
– EHV-1: 39 cavalos estão em isolamento na SHPr após resultado de exame
– Herpes-vírus no Paraná: SHPr fechada e provas canceladas; orientação é inspecionar animais
– Alexandro Giordani, veterinário à frente dos casos de EHV-1: todos os cavalos na SHPR serão testados



3 respostas para ‘CBH orienta cancelamento ou adiamento de concursos em setembro em virtude dos casos de EHV-1’