Marco La Porta será o novo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) a partir de 15 de janeiro de 2025. A chapa formada por ele e pela medalhista olímpica do pentatlo moderno Yane Marques desbancou o atual presidente, Paulo Wanderley, que tentava mais uma reeleição. Nesta quinta-feira (3/10), La Porta obteve 30 votos contra 25 de Wanderley com Alberto Maciel Júnior de vice. Ele comandará a entidade durante o ciclo olímpico Los Angeles 2028. O pleito aconteceu no auditório do Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro.
SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL
E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!
Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
La Porta teve grande apoio da Comissão de Atletas e o resultado eleitoral evita um imbróglio que poderia ter consequências financeiras ao COB, uma vez atletas e entidades ligadas ao esporte, como Pacto pelo Esporte e Atletas pelo Brasil, contestavam a candidatura de Paulo Wanderley por entender que, em caso de vitória, seria um terceiro mandato.
Isso porque Wanderley foi vice de Carlos Arthur Nuzman na eleição de 2016 e assumiu o posto no ano seguinte, após afastamento de Nuzman devido a denúncias de corrupção. Paulo Wanderley terminou o primeiro mandato em 2020, quando foi eleito para mais um mandato. A Lei Geral do Esporte diz que serão beneficiadas somente as organizações que “demonstrem que seu presidente ou dirigente máximo tenha mandato de até quatro anos, permitida uma única recondução consecutiva”. Se eleito, Wanderley somaria mais de oito anos à frente do COB.
“Estamos muito satisfeitos, principalmente, com o processo eleitoral do COB. Queria aproveitar e parabenizar o presidente Paulo Wanderley. Foi um processo sereno e democrático e a assembleia escolheu aquilo que ela achou que seria o melhor para o COB nesse momento. Fizemos uma campanha muito propositiva, de uma gestão mais moderna, uma melhora nos resultados esportivos”, afirmou Marco La Porta, presidente eleito do Comitê Olímpico do Brasil para o quadriênio 2025-2028.
La Porta avaliou que foi um resultado apertado, o que, segundo ele, demonstra “que a gestão do presidente Paulo Wanderley foi muito boa”. Mas é hora de seguir adiante. “A gestão anterior foi referendada e agora temos um olhar para o futuro. Vamos sentar com todo mundo e entender cada uma das necessidades para o melhor do esporte olímpico brasileiro”, apontou.
O colégio eleitoral do COB é formado pelos 55 membros de sua Assembleia Geral. Atualmente, a Assembleia Geral do COB é composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) — Andrew Parsons e Bernard Rajzman —; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.
“É um momento histórico para o esporte olímpico do Brasil. O protagonismo dos atletas começou há um tempo, quando eles me projetaram e me lançaram candidata a esse pleito. Estamos ocupando um espaço que agora estamos preparados a ocupar e eu fico muito feliz de ser a voz dos atletas. Estou disposta e disponível, com energia para colaborar. A gente vai fazer um trabalho bem bacana, com sensibilidade, a partir de muitas escutas, entendendo que cada confederação tem suas particularidades. Tenho certeza de que quem nos deu esse voto não irá se arrepender”, declarou Yane Marques.
O novo presidente do COB salientou que o Brasil estabilizou os resultados em Paris e agora precisa ter uma renovação melhor, o que requer investimentos na área de desenvolvimento. “Esse é o principal foco da nossa gestão. Olhar para a base, criar estruturas de treinamento que possam receber os jovens talentos e que a gente possa voltar a fazer o esporte brasileiro crescer. O ciclo de Los Angeles já começou. Temos que preparar bem esses atletas, mas já pensando em Brisbane 2032. O trabalho começa agora”, enfatizou.
Também foram eleitos oito integrantes do Conselho de Administração do COB, sendo sete presidentes de confederações e um independente.
Resultado eleições COB 2024:
Presidente e vice-presidente:
- Marco La Porta / Yane Marques – 30 votos
- Paulo Wanderley / Alberto Maciel – 25 votos
Conselho de Administração
Presidentes de Confederações eleitos para os sete assentos no Conselho de Administração:
- Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol)
- Radamés Lattari Filho (Voleibol)
- Rafael Girotto (Canoagem)
- Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo)
- Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)
- Flavio Cabral Neves (Wrestling)
- Flavio Padaratz (Surfe)
Membro independente
-Daniela Rodriguez de Castro
Imagem: Alexandre Loureiro/COB @alexandreloureiroimagens


