Mudança em regra FEI pode colocar freio-bridão como opcional em CDI 3*

O freio-bridão pode passar a ser opcional para as provas de big tour (grande prêmio e grande prêmio especial) nos concursos internacionais CDI 3* e CDIO 3* a partir do ano que vem. A mudança está na proposta de revisão do Regulamento de Adestramento da Federação Equestre Internacional para 2026. Atualmente, o freio-bridão já é opcional para concursos até CDI 2*.

As mudanças foram propostas no FEI Sports Forum, realizado em abril, em Lausanne, na Suíça.  Os primeiros rascunhos das alterações às regras já foram remetidos às federações nacionais, que têm 26 de agosto para revisar e fazer quaisquer comentários a eles.

Além disso, como parte da revisão completa das Regras de Adestramento em 2026, um item em consideração é a proibição do uso de freio-bridão nas provas internacionais (CDIJ e CDIOJ) de juniores e no Campeonato de Juniores. Se tal proposta for apresentada e posteriormente aprovada pela Assembleia Geral da FEI em 2026, entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2027.

>>> Leia também:
Sem Certificado de Capacidade, sem vaga individual: conheça as mudanças propostas para LA28

Comentários públicos
Outro ponto em debate é tornar públicos os comentários dos juízes após a competição, mas resguardando ao atleta o direito de manter as observações e comentários dos juízes estritamente pessoais. Para isso, o atleta deve solicitar que suas observações não sejam divulgadas publicamente.

Contudo, uma decisão acerca disso, foi adiada para a revisão geral das regras de adestramento programada para 2026. O Comitê Técnico de Adestramento da FEI (DTC, na sigla em inglês) afirmou que apoia, em princípio, esta proposta como uma iniciativa que pode aumentar a transparência e a compreensão do esporte.

O DTC sugere que primeiro seja realizada uma consulta com os atletas (IDRC) e os treinadores (IDTC) e, após esse processo de consulta, a proposta possa ser testada em caráter piloto em eventos selecionados. Além disso, é opinião do DTC que nenhuma alteração à regra existente deve ser feita até que haja nova análise após o processo de consulta e teste.

O DTC disse concordar que os atletas devem ter a opção de escolher se seus respectivos comentários serão ou não tornados públicos. Essa opção deve ser apresentada de forma clara e facilmente gerenciável para os atletas (por exemplo, marcando uma caixa).

2 respostas para ‘Mudança em regra FEI pode colocar freio-bridão como opcional em CDI 3*’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.