A última semana de novembro será agitada para o adestramento brasileiro com a realização do Campeonato Brasileiro e da Taça Brasil no Helvetia Riding Center, que fica em Indaiatuba, no interior de São Paulo. O CBA dos conjuntos sêniores será concomitantemente com um concurso internacional valendo como título para small, medium e big tours, além de oportunidade para alcançar os requisitos mínimos de elegibilidade (MER, na sigla em inglês) para o Campeonato Mundial de Adestramento de Aachen em 2026. O evento também contará com palestras com juízes e cursos.
De acordo com o regulamento da CBH 2025, as reprises a serem apresentadas da elementar à forte 1 devem ser as de número 2 e 3, tanto para as categorias de amadores como profissionais. Aos amadores top estão apontadas as reprises FEI São Jorge no primeiro dia e a FEI jovens cavaleiros estilo livre com música, no segundo dia. Mais detalhes quando sair o programa.
Além das provas, estão programados seminários ao longo da semana aberto a todos os interessados. O juiz internacional Raphael Saleh palestrará sobre cavalos novos. Haverá cursos de formação e atualização para comissários de adestramento e um voltado para tratadores sobre como preparar um cavalo para um concurso. Também está prevista uma palestra para explicar as regras dos Jogos Sul-Americanos (Odesur 2026) e do Campeonato Mundial de Adestramento Aachen 2026.
PATROCINADOR PRATA:
O porcentual mínimo para ser outorgado o título de campeão brasileiro sênior e sênior top é de 65% e para vice-campeão de 64% na média final das provas. Para o Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos 4, 5, 6 e 7 anos, o resultado mínimo deverá ser de nota 7,0 para campeão e 6,5 para vice-campeão, também na média final das provas. Para as demais categorias do CBA, o porcentual mínimo para o campeão será de 64% e para vice-campeão, de 63%. O mesmo vale para a Taça Brasil (profissionais).
O centro de equitação Helvétia foi instituído como Casa CBH e tem recebido competições.




