Após 13 anos, Ismael Gonçalves da Silva deixa a presidência da Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano. Nuno Eusébio, titular da Sasa Horses JE, foi eleito presidente da ABPSL para o triénio 2026–2028. Em nota, Silva destacou seu legado. “Entrego esta missão com o coração tranquilo e com o sincero sentimento de dever cumprido, certo de cada passo dado foi pensado no futuro da nossa associação e na grandeza do nosso cavalo”, publicou — confira aqui.
“Tenho absoluta confiança de que é composta por pessoas competentes, comprometidas e apaixonadas, plenamente capazes de conduzir a ABPSL a patamares ainda mais elevados. Continuares sempre à disposição para contribuir, ajudar e somar, sempre que for chamado”, seguiu.
Ismael Silva foi reeleito presidente da ABPSL no fim de 2022 para mandato entre 2023 e 2025. Ele não teve adversário, tendo sido eleito com chapa única e assumiu com Rodrigo Betarelli na vice-presidência.
Nuno Eusébio, recém-eleito como presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), também preside a Câmara Setorial de Equideocultura. Em recente entrevista ao Adestramento Brasil, Nuno Eusébio afirmou que enxerga o PSL em ascensão frente a conjuntos alemães, holandeses e belgas.
No Brasil, a raça domina a modalidade de adestramento, mas perdeu lugar na equitação de trabalho — o que ele já tem planos de como reconquistar. Na entrevista, o empresário compartilhou sua visão acerca do futuro lusitano, inclusive, como cavalo para a modalidade salto.


