PATROCINADORES :::
Esta cobertura é possível graças ao patrocínio da Sasa Horses JE e Coudelaria Rocas do Vouga

Em 2024, as provas do Campeonato Brasileiro e da Taça Brasil foram divididas em dois eventos. De 9 a 13 de outubro de 2024, no Clube Hípico de Santo Amaro, ocorreram o Campeonato Brasileiro para amadores e a Taça Brasil para profissionais. De 24 a 27 de outubro de 2024, na Sociedade Hípica Paulista, será realizado o CBA para sêniores e cavalos novos.
No total, 84 conjuntos competiram no CBA e a TB no CHSA e 34 na SHP, totalizando 118, um número inferior aos 149 conjuntos de 2023, a maior edição desde, pelo menos, 2017, ano quando Adestramento Brasil foi lançado e começou a contabilizar as provas. Em 2022, no Rio de Janeiro, foram apenas 62 conjuntos na disputa; a edição de 2021, em São Paulo, teve 105 conjuntos. Em 2020, foram 128 conjuntos na disputa; em 2019, 113 competindo; 75 concorrentes em 2018 e 70 conjuntos em 2017.
PROGRAMAS, ORDENS DE ENTRADA E RESULTADOS :::
- SHP — Concurso de adestramento internacional (CDI), válido como Campeonato Brasileiro Sênior/Sênior Top, e Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos => Página FEI | Programa CBA – sênior / CDI | Programa CBA de cavalos novos | Lista de inscritos | Ordens de entrada: 24/10 – 25/10 – 26/10 | Resultados: Gira – PDF (consolidado)
- CHSA — Campeonato Brasileiro para amadores e Taça Brasil para profissionais, além de CAN => Programa | Lista de inscritos – atualizada | Ordens de entrada: 10/10 – 11/10 –
12/10(cancelado) – 13/10 | Resultados: Gira / Taça Brasil / CBA – resultados finais: individual / equipe
ENTREVISTAS EM VÍDEO – PLAYLIST YOUTUBE :::
MATÉRIAS :::
Da média 2 à campeã sênior top: Joana Marie Sliwik conta trajetória com Intef Interagro – O ano era 2020. Joana Marie Sliwik havia comprado o Intef Interagro em fevereiro e, logo depois, eclodiu a pandemia da Covid-19. O tempo sem provas uniu o conjunto nos treinos e o resultado veio logo no primeiro Campeonato Brasileiro da dupla, que ganhou média 2 amador. Nos anos seguintes, partiram para desafios maiores, mudando para categoria profissional e competindo na forte 1, em 2021, e subindo para a forte 2 em 2022. Foram dois anos em small tour até a alemã, que reside no Brasil, dar o salto que é um marco na carreira de qualquer cavaleiro: encarar o grande prêmio. “É incrível evoluir com o cavalo junto até este nível; passar por todos os altos e baixos”, destacou em entrevista em vídeo após sagrar-se campeã brasileira sênior top (big tour).
Campeão sênior com Marajá da Sasa JE, Frederico Mandrot mira integrar Time Brasil – Frederico Correa Mandrot tem em quem se inspirar. Seus companheiros da equipe da Fazenda Sasa Paulo Cesar e João Paulo dos Santos são medalhistas de Jogos Pan e Sul-Americanos. A meta de Mandrot é fincar seu nome no Time Brasil e, para isso, as vitórias no CDI 1* com Marajá da Sasa JE— com 68,794% na prêmio São Jorge e 71,055% na inter 1 estilo livre —, que asseguraram ao conjunto o título de campeão sênior do Campeonato Brasileiro 2024, podem pavimentar o caminho para ele vestir o fraque verde oliva.
Fabio Lombardo Junior fecha com vitórias o ano de CDIs 2* com Mágico Interagro – Foi neste ano que Fabio Lombardo Junior estreou em concursos de adestramento internacionais. O cavaleiro do Rancho Cariama disputou três CDIs 2* com Mágico Interagro, seguindo a escala de treinamento para subir o lusitano de medium para big tour. No último internacional que disputou, no fim de outubro, realizado junto com o Campeonato Brasileiro sênior, sênior top e cavalos novos, o conjunto ganhou as duas provas — intermediária A e a inter A/B estilo livre com música — e fechou o ano em uma crescente. “Fizemos cavalos novos no ano passado e subimos para medium tour. A ideia é manter ele até o meio do ano que vem e, quando estiver bem consolidado, subir para o grande prêmio”, disse, em entrevista em vídeo.
Orvalho Mito do Vouga é campeão em 6 anos na sela de Edneu Senhorini – Se, em 2023, competindo na categoria cinco anos, o Orvalho Mito do Vouga ficou em terceiro no Campeonato Brasileiro de cavalos novos, agora, o lusitano volta para a Coudelaria Rocas do Vouga com o título de campeão. Na sela de Edneu Senhorini, Orvalho fez 72,200% no primeiro dia de CN 6 anos, quando ficou em primeiro, e 73,400% no segundo dia, nota que o colocou em segundo — atrás de SOTW Oxidado do Castanheiro (74,00%). Mas, na somatória geral, o filho de Riopele ganhou. Em entrevista em vídeo, Senhorini dá detalhes da evolução do conjunto.
Proton da Sasa JE é bicampeão brasileiro na sela de Paulo Cesar dos Santos – Depois de conquistar o campeonato brasileiro em cavalos novos quatro anos, em 2023, Proton da Sasa JE ganhou a categoria cinco anos novamente na sela de Paulo Cesar dos Santos. O lusitano fez 77,800% no primeiro dia, pontuação que subiu para 80,600% no segundo dia. Na entrevista em vídeo, o cavaleiro da Fazenda Sasa disse que leu a súmula e fez os ajustes necessários a partir dos apontamentos dos juízes. Deu certo!
Fabio Lombardo Junior leva Quehermosa do Vouga e Panadero MFE VII aos títulos brasileiros em 4 anos – Fabio Lombardo Junior tem o que comemorar neste Campeonato Brasileiro de cavalos novos. O cavaleiro Rancho Cariama entrou com três animais na categoria quatro anos e levou a lusitana Quehermosa do Vouga ao título de campeã e o pura raça espanhola Panadero MFE VII ao de vice — e mais: o lusitano Recruta HI terminou em quarto no geral. A quatro anos foi a categoria mais disputada da série cavalos novos, com 13 conjuntos.

CDI 3: GP tem Joana Sliwik e Murilo Machado acima dos 67% – Dois dos três conjuntos que competiram na prova de grande prêmio do CDI 3 do Campeonato Brasileiro sênior top pontuaram acima dos 67%. Trata-se de marca que sempre está no alvo dos brasileiros por ser a linha de corte para compor os requisitos mínimos de elegibilidade (MER) para Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais em temporadas de seletivas. Nesta sexta (25/10), Joana Marie Sliwik ganhou o GP com Intef Interagro com 67,326% e Murilo Augusto Machado montando Jorge V.O ultrapassou a marca pela segunda vez, ao pontuar 67,022% no geral. O CDI 3* teve ainda a estreia de Adriano Soares com Jogador do Drosa no GP.

Assista à transmissão ao vivo do Brasileiro sênior e cavalos novos; CPA e TSP – De quinta (24/10) a domingo (27/10), a Sociedade Hípica Paulista recebe o Campeonato Brasileiro para cavalos novos e sêniores — com as séries small, medium e big tours sendo disputadas em um concurso internacional (CDI 1, 2 e 3*). O mesmo evento sedia ainda o campeonato estadual. São 36 conjuntos competindo no Brasileiro, todos do Estado de São Paulo também valendo para o CPA, além de 67 conjuntos formados por profissionais e amadores das séries elementar, preliminar, médias 1 e 2, forte 1 e forte 2-amador top competindo apenas pelo Campeonato Paulista e Taça São Paulo. A seguir, as transmissões dos quatro dia de provas.
CBA sênior tem 14 conjuntos e cavalos novos, 22; provas começam quinta, 24/10 – O Campeonato Brasileiro para as séries seniores e de cavalos novos (CN) começa na próxima quinta-feira (24/10) na Sociedade Hípica Paulista com 36 conjuntos e segue até sábado. Todos os competidores são do Estado de São Paulo. De acordo com a última lista de inscritos divulgada, serão 22 conjuntos em CN, sendo a categoria de quatro anos a mais disputada com 13 animais. Já entre os seniores, que terão suas provas realizadas no concurso internacional, a forte 2 / small tour conta com o maior número de inscritos: sete. A série especial categoria sênior top (big tour) tem quatro na disputa e a intermediária (medium tour), três. Concomitantemente, será realizado o Campeonato Paulista (amadores) e a Taça São Paulo (profissionais).
Saiba como será o evento que reúne CBA sênior e cavalos novos, CDI e Campeonato Paulista – Na próxima semana, a Sociedade Hípica Paulista recebe o Campeonato Brasileiro para cavalos novos e sêniores — com as séries small, medium e big tour sendo disputadas em um concurso internacional (CDI 1, 2 e 3*) —, além do Campeonato Paulista, que, após ser cancelado por causa do herpesvírus, foi remanejado para a mesma data das provas nacionais. Saiba como será o evento.

CBA pelo olhar dos amadores campeões: confira as entrevistas em vídeo – O trabalho de um ano inteiro (por vezes, até mais tempo) é posto à prova no evento mais aguardado pelos amadores: o Campeonato Brasileiro. É mirando o CBA que as provas da temporada são planejadas, em uma equação calculada para chegar com o cavalo no auge. Depois da inspeção veterinária, na quarta (9/10), no Clube Hípico de Santo Amaro, e das provas dos profissionais, na Taça Brasil, na quinta e sexta, tudo estava pronto para os amadores entrarem em pista. Mas uma tempestade obrigou os planos mudarem. Ao Adestramento Brasil os ganhadores avaliaram suas provas e contaram um pouco sobre a preparação para o Brasileiro e os planos para 2025.
Presidente do júri, Marcio Camargo avalia Taça Brasil e Campeonato Brasileiro – O picadeiro principal do Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA) deu lugar a uma pista de adestramento decorada com flores e cinco cabines para os juízes durante os dias das provas da Taça Brasil e do Campeonato Brasileiro de Adestramento, além de um concurso nacional para seniores e cavalos novos. Entre os profissionais, a elementar, com 15 conjuntos, foi a mais concorrida e, nos amadores, destaque para preliminar com nove e média 1 com oito conjuntos. Presidente do júri, Márcio Camargo avalia a competição.

Taça Brasil: João Paulo dos Santos ganha médias 1 e 2 e Mauro Pereira Jr, a forte 1 – Campeão das séries médias na Taça Brasil de Adestramento, João Paulo dos Santos retornou à Fazenda Sasa JE depois de levar dois lusitanos de letra M — Marisco e Mar da Sasa JE — aos títulos de campeões. Na forte 1, Mauro Pereira Júnior tinha o objetivo de empistar Lustre da Sasa JE, venceu as duas provas e sagrou-se campeão. Em entrevistas em vídeo, os cavaleiros representantes da Federação Paulista de Hipismo avaliaram o desempenho dos animais no campeonato no Clube Hípico de Santo Amaro e falaram sobre os planos e as expectativas com os lusitanos. Assista às entrevistas.

Taça Brasil: Cristiano Silva mantém hegemonia na elementar e Carlos Vicente vence a preliminar – A série elementar profissional foi a mais disputada da Taça Brasil de Adestramento e, com 15 concorrentes, também registrou o maior número de participações de todo o evento nacional, que reuniu o Campeonato Brasileiro para amadores e um concurso nacional (CAN) para cavalos novos e seniores. Mais uma vez, Cristiano Augusto da Silva dominou a prova elementar com o Freigeist Zu Nendorf, ganhando os dois dias e fechando com uma média de 73,020%. Já a preliminar profissional teve oito conjuntos e vitória, também em ambas as provas, de Carlos Vicente Pereira Cardoso com média final de 68,995%, montando Nobre da Sasa JE. Os dois cavaleiros, assim como a vasta maioria dos concorrentes, representaram a Federação Paulista de Hipismo (FPH).
Transmissão ao vivo do Campeonato Brasileiro de Amadores – Depois das provas das séries elementar, preliminar, média 1, média 2 e forte 1 para todos os profissionais da Taça Brasil de Adestramento, neste domingo (13/10), ocorrem as disputas das séries de amadores, com conjuntos minimirim, mirim, júnior, amador top e categoria aberta. Um total de 47 competidores se apresentam na pista principal do Clube Hípico de Santo Amaro. Assista à transmissão ao vivo.

CBA: tudo reconstruído no CHSA para as provas dos amadores no domingo, 13/10 — Depois da tempestade, a bonança. O sábado pela manhã e início de tarde teve sol forte no Clube Hípico de Santo Amaro, contribuindo para a drenagem da pista principal, que foi remontada para receber os conjuntos. As baias pré-moldadas foram refeitas e os cavalos puderam voltar para o circo. Assim, apesar do caos que se fez no início da noite de sexta-feira (11/10), devido ao forte vento e chuva, o Campeonato Brasileiro de amadores se reestabeleceu e, no domingo (13/10), 47 conjuntos entram em pista para buscar o título nacional.

Chuvas e fortes ventos destroem baias, causam danos ao CHSA e CBA de sábado é cancelado — O cenário de caos, com as baias pré-montadas destruídas, muitas árvores caídas e pistas alagadas. Estava assim o Clube Hípico de Santo Amaro no início da noite desta sexta-feira (11/10). A capital paulista entrou em estado de atenção. Diante disso, a Confederação Brasileira de Hipismo cancelou as provas do sábado e manteve o Campeonato Brasileiro de Adestramento para amadores apenas no domingo, 13/10, com os conjuntos devendo executar as reprises do primeiro dia e mantendo a ordem de entrada do sábado.

Fefo Sperb, presidente da CBH, avalia gestão e faz balanço do adestramento – A gestão de Fernando Augusto Sperb, o Fefo, à frente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) está se encerrando. Ao participar da cerimônia de premiação da Taça Brasil de Adestramento, nesta sexta-feira (11/10), Fefo fez um balanço de seu mandato, falou sobre o crescimento da modalidade e também comentou se está concorrendo à reeleição. Assista à entrevista em vídeo.
Assista às provas da Taça Brasil e do CAN no CHSA — Começam, nesta quinta (10/10), as provas das séries elementar, preliminar, média 1, média 2 e forte 1 para todos os profissionais da Taça Brasil de Adestramento. Competem também os conjuntos do concurso nacional de cavalos novos e da série intermediária sênior (medium tour). No total, 50 concorrentes entram em pista entre quinta e sexta-feira no Clube Hípico de Santo Amaro. Os amadores se apresentam no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. Assista à transmissão ao vivo.
88 conjuntos de cinco Estados competem no CBA de amador e na Taça Brasil — Federações de São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais e Paraná, além da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, disputam o Campeonato Brasileiro de amadores e a Taça Brasil (profissionais), que começam nesta quarta-feira (9/10) com a inspeção veterinária no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA).
Conheça as regras e não cometa erros na inspeção veterinária — Engana-se quem pensa que um concurso começa na primeira prova. A inspeção veterinária é a primeira — e mais importante — etapa, porque nela uma comissão formada por veterinário e presidente do júri avaliará se o cavalo está apto ou não a competir. Para ajudar os competidores, Adestramento Brasil compila os pontos principais do regulamento 2024 da CBH que os competidores devem saber.
Chefes de equipe devem indicar membros dos times após inspeção veterinária — Instituído há alguns anos, o Campeonato Brasileiro por equipes conta com times mistos e, neste ano, ocorrerá no primeiro evento do CBA. Conjuntos de qualquer série ou categoria — exceto pônei — podem ser indicados para integrar a seleção estadual e ganha aquela que somar mais pontos. Cada federação pode indicar até duas equipes e os chefes têm até imediatamente após a inspeção veterinária para apontar os conjuntos.
Vai competir no Brasileiro? Confira algumas regras — Proibição de chicote, exigência porcentual mínimo, na média final das provas, e condições específicas para sagrar-se campeão ou vice. Estas são algumas das normas que ditam o Campeonato Brasileiro (CBA) e a Taça Brasil (TB) de Adestramento. Para facilitar o entendimento e disseminar conhecimento, destacamos algumas regras que regem as competições.
CHSA recebe CBA de amadores, Taça Brasil e CAN entre 9 e 13 de outubro — Dividido em dois eventos, o Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil de Adestramento ocorrem na segunda semana de outubro com provas de pônei, minimirim, mirim, júnior, jovens cavaleiros e categoria aberta, que reúne os atletas amadores, além das séries elementar, preliminar, média 1, média 2 e forte 1 para todos os profissionais. Concomitantemente, será realizado um concurso nacional para sênior (small e medium tours), sênior top (big tour) e cavalos novos. As provas começam dia 9/10, quarta, com a inspeção veterinária e as inscrições encerram-se em 4 de outubro.
Junto com CBA, Campeonato Paulista tem R$ 35 mil em premiação e seniores competindo no CDI — Realizado junto com o Campeonato Brasileiro das categorias seniores e de cavalos novos, o Campeonato Paulista (amadores) e a Taça São Paulo (profissionais) terão premiação em espécie no total de R$ 35 mil — os valores por série e categoria ainda não foram divulgados — e as séries de small, medium e big tour competindo no concurso internacional (CDI). Inicialmente previsto para setembro, as provas estaduais tiveram a data alterada devido aos casos de herpes-vírus que resultaram na orientação da Confederação Brasileira de Hipismo para suspensão ou adiamento de concursos.
Campeonato Brasileiro 2024 será dividido em dois eventos — Em 2024, o Campeonato Brasileiro de Adestramento será dividido em dois eventos, separando as competições de cavalos novos e seniores, que ocorrerão junto com um concurso internacional (CDI), das demais séries e categorias. De acordo com a Confederação Brasileira de Hipismo, o objetivo é “oferecer a melhor experiência possível para seus atletas de todas as categorias”.
>>> Todas as matérias sobre Campeonato Brasileiro
BALANÇO CONCORRENTES :::
Taça Brasil: 37 conjuntos – CHSA
CBA amadores: 47 conjuntos – CHSA
CBA Seniores (small, medium e big tours) / CDI: 12 conjuntos – SHP
CBA de cavalos novos: 22 conjuntos – SHP
Total de conjuntos no CBA/Taça Brasil 2024: 118
- CN 4 anos: 13 conjuntos
- CN 5 anos: 5 conjuntos
- CN 6 anos: 3 conjuntos
- CN 7 anos: 1 conjunto
- Elementar minimirim: 6 conjuntos
- Elementar aberta: 5 conjuntos
- Elementar profissional: 15 conjuntos
- Mirim: 4 conjuntos
- Preliminar aberta: 9 conjuntos
- Preliminar profissional: 8 conjuntos
- Média 1 aberta: 8 conjuntos
- Média 1 profissional: 5 conjuntos
- Júnior: 3 conjuntos
- Média 2 aberta: 5 conjuntos
- Média 2 profissional: 3 conjuntos
- Forte 1 aberta: 4 conjuntos
- Forte 1 profissional: 6 conjuntos
- Forte 2 amador top: 3 conjuntos
- Sênior forte 2 / CDI 1* small tour : 6 conjuntos
- Sênior intermediária / CDI 2* medium tour: 3 conjuntos
- Sênior top especial / CDI 3* big tour: 3 conjuntos
