A Taça São Paulo de Adestramento, realizada junto com a 2ª etapa do Ranking de Adestramento da Sociedade Hípica Paulista, válida como Troféu Eficiência, rendeu a seis conjuntos notas recordes em suas categorias e séries. A prova foi realizada no dia 13 de abril na Sociedade Hípica Paulista e reuniu pouco mais que 50 conjuntos.
Destaque para a amazona Paula Maria Pinto de Souza Nogueira, que obteve a pontuação mais alta tanto na forte 1 amador (66,126%, montando Estribilho OC) quanto na forte 2 amador (65,882% com Xango do Aretê). Na elementar profissional, Almir Marinho de Oliveira alcançou 69,275% com Ioiô do Castanheiro e passou a figurar no ranking elaborado por Adestramento Brasil.
Diego Fernando fez 68,611% com Jax do Drosa e tomou a liderança na preliminar profissional. Na forte 2 profissional, Alexandre Morais de Oliveira colocou Casmurro HI no ranking ao somar 67,745%. Até agora sem concorrentes, pois nenhum conjunto havia feito as provas válidas para o Recordes do Ano, a série especial agora tem Leandro Silva com DiCaprio com a maior nota: 66,277%.
Depois do sucesso no ano passado, Adestramento Brasil seguirá contabilizando as notas mais altas obtidas por conjuntos em provas oficiais de federações e da Confederação Brasileira de Hipismo. O objetivo com o compilamento dos dados é fornecer de maneira clara um panorama de como está a evolução dos conjuntos ao longo da temporada.

Para efeito do recorde do ano, serão consideradas apenas provas oficiais estaduais e nacionais, como o Campeonato Paulista, Ranking Gaúcho, Troféu Eficiência, concursos nacionais de adestramento (CAN), Campeonato Brasileiro (CBA) e Taça Brasil. As provas internacionais (CDIs) não são computadas.
Apenas serão computados os resultados publicados em documentos oficiais. No entanto, cabe ressaltar que poucas federações e clubes divulgam os resultados nos sites e/ou enviam para a imprensa.
>>> Confira a planilha completa aqui