Lenda do adestramento, Totilas morre aos 20 anos

Totilas, garanhão KWPN consagrado na sela de Edward Gal, morreu na madrugada da última segunda-feira (14/12) vítima de cólica aos 20 anos. Juntos, o filho de Gribaldi em Lominka (x Glendale) e Gal bateram recordes em provas de big tour, pontuando acima dos 90%. Em 2010, o conjunto venceu a final da Copa do Mundo de Adestramento e levou para casa três medalhas de ouro nos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky.

Criação de Jan K. Schuil e Anna Schuil-Visser, na Holanda, Totilas começou a ganhar notoriedade aos cinco anos no campeonato mundial de adestramento de cavalos novos (World Breeding Championships for Young Horses) em Verden, na Alemanha. Foi naquela época também que Jan e Anna Schuil contataram Gal para que começasse a treiná-lo e a competir com ele, o que acabou levando os patrocinadores do cavaleiro — Cees e Tosca Visser — a comprar o garanhão.

Em 2010, Totilas foi vendido para Paul Schockemohle por uma quantia que se especula ter sido na casa dos 11,2 milhões de euros. Totilas continuou sua carreira com Matthias Alexander Rath, mas sem o mesmo êxito de Edward Gal. A última aparição pública de Totilas ocorreu no Campeonato Europeu em Aachen em 2015.

Desde o fim de sua carreira esportiva, Totilas estava também sob cuidado de Ann-Kathrin Linsenhoff, madastra de Rath e coproprietária do garanhão. Ela chegou que postar vídeo montando Totilas.

Ao Eurodressage, Matthias Rath disse que Totilas chegou a ser operado e a levantar, mas não resistiu. Contou, inclusive, que ele estava em forma, tendo Linsenhoff galopado com ele. Na aposentadoria, se exercitava, mas não mais no nível exigido de competições, muito ao passo e em trilhas.

Veja algumas apresentações de Gal com Totilas:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.