A 39ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, no Centro Hípico de Tatuí, marcou a retomada de eventos presenciais da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Em um fim de semana, foram realizados aprovação de garanhões, leilão, provas de adestramento, incluindo o Campeonato Paulista e a Copa ABPSL e concursos de morfologia. Em entrevista, Ismael Silva, presidente da associação, disse que a exposição se revelou uma surpresa muito agradável com recorde de inscrições e participação de animais.
“A pós-pandemia trouxe um crescimento muito grande para novos criadores. Tivemos um aumento de 300% de novos criadores neste ano. Isso é uma evolução grande da raça e que tem trazido muita alegria”, disse na entrevista em vídeo, realizada no domingo (05/12), em Tatuí.
Silva comentou ainda sobre a expansão do lusitano em nível mundial, principalmente, após os resultados alcançados nos Jogos Olímpicos de Tóquio (confira cobertura especial). “A raça cresceu muito e atingimos recordes dentro da Olimpíada; isso aguçou o mercado internacional querendo adquirir o cavalo lusitano”, apontou.
Com relação aos planos para 2022, Silva falou na realização de eventos no Guarujá, em maio, junto com um CDI. Assista à integra da entrevista: