Um ambiente diferente para os cavalos e cavaleiros acostumados a provas sempre nas mesmas hípicas deu a tônica — e igualdade de condições, já que o local era novidade para todos — do Campeonato Paulista, da Taça São Paulo e da Copa ABPSL. As competições também chamaram a atenção pela participação de novos cavalos, pela volta às pistas de alguns ginetes e pela forte disputa nas séries elementar e preliminar.

Clique e seja um apoiador via Paypal. Você que escolhe o valor!
Você também pode contribuir anunciando ou fazendo Pix (contato@adestramentobrasil.com)
Os 73 conjuntos que participaram das provas, no último fim de semana (4 e 5/12), se apresentaram no Equoshow, o novo picadeiro coberto e multiuso do Centro Hípico de Tatuí. O local foi inaugurado na sexta (03/12), antes da abertura oficial da 39ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Por ser um espaço novo, todos os competidores tiveram de se adaptar de forma igual, diferentemente de quando os campeonatos ocorrem nas hípicas, onde os sócios acabam tendo a vantagem de estarem habituados com os picadeiros.
“Agradeço à ABPSL que acolheu muito bem a Federação Paulista de Hipismo. É uma gente muito boa, pessoal muito educado; foi tudo ótimo, melhor do que eu podia esperar. Fiquei muito feliz que o Zé Vicente [José Vicente Marino é presidente da FPH] nos prestigiou e falou no dia da abertura. Ele está dando uma força muito grande para o adestramento”, disse Lindinha Macedo, diretora de adestramento da FPH, ao fazer um balanço do evento.

As séries elementar amador (12 conjuntos), elementar profissional (11), preliminar profissional (dez) e forte 1 profissional (seis) foram as mais concorridas. “Teve um número grande de conjuntos nas diversas séries, com destaque para preliminar e elementar profissionais que tiveram um nível técnico muito bom e novos animais. Isso é ótimo, porque mostra que, no futuro, teremos cavalos melhores, com base boa”, disse Claudia Mesquita, juíza FEI 4* e que presidiu o júri de campo do evento.
Mesquita destacou ainda o fato de as provas serem realizadas no CHT. “Foi um espaço novo para todo mundo, um lugar neutro, que ninguém conhecia, então, o jogo estava igual para todos. Além disso, o CHT é mais uma opção para se fazer evento, com pistas coberta e aberta”, acrescentou Mesquita.
Lindinha Macedo também ressaltou a hospitalidade do Centro Hípico de Tatuí e a infraestrutura do local para realização de provas.
A Copa ABPSL teve a participação de conjuntos do Rio de Janeiro.
Confira todas as informações, como matérias, ordens de entrada e resultados, na página especial sobre o evento
O CPA ocorreu em dois dias consecutivos de provas, sagrando-se campeões e vices os conjuntos que obtiveram o maior porcentual final.
No sábado, todos os conjuntos se apresentaram no Equoshow, com as provas começando às 7:30 e seguindo até quase as 18 horas. O público pôde assistir desde a área dos associados ABPSL que oferecia comes e bebes. No primeiro dia de competições, as reprises, a partir da média 2, tiveram julgamento de cinco juízes. Depois do adestramento, foram realizados os concursos de morfologia.
Com o júri de campo presidido pela juíza internacional FEI 4* Claudia Moreira de Mesquita, as provas tiveram como juízes o também internacional (FEI 2*) Marcio Navarro de Camargo, além de Rosalind Flosi de Vasconcellos Macedo, diretora de adestramento da FPH; Rui Cesar Mello, Sergio Castany de Fiori e Claudia Marcia Sant ‘Ana.
Já no domingo, para que as provas de adestramento acabassem até 14 horas, as séries foram divididas entre duas pistas. Na pista oficial de adestramento do CHT, aberta, competiram os conjuntos de elementar e preliminar e, no Equoshow, as demais séries. Após dressage, começaram os concursos de morfologia de lusitanos.