Colômbia, México e Costa Rica classificam equipes para o Pan de Santiago

Com o término dos Jogos da América Central e do Caribe de 2023, Colômbia, México e Costa Rica somam-se ao Brasil, ao Chile e à Argentina como países habilitados para competir por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no fim deste ano. Assim como os Jogos Sul-Americanos (Odesur), os Jogos CAC classificaram equipes para o Pan do Chile. As modalidades equestres foram disputadas em Santo Domingo, na semana passada. Por equipes, Colômbia foi ouro, México, prata e Costa Rica, bronze.


Jornalismo de qualidade e independente: assim sempre foi o Adestramento Brasil. Em SEIS ANOS de existência, contribuímos para a comunidade hípica, levando informações relevantes e bem apuradas, fortalecendo a transparência no esporte.

Colabore para a continuidade do site: seja um anunciante ou contribua no valor que quiser via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com). Peça o mídia kit e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro!


A Colômbia foi a nação vencedora com time composto por Mariana Atehortua Yepes e Justify AS; Juliana Gutierrez Aguilera e Flanissimo; Andrea Vargas e Homerus P e Raul Corchuelo montando Maverick. Pelo México, segundo colocado, compuseram a equipe Carlos Maldonado Lara com Frans, Marcos Santiago Ortiz Diez com Dagasus, Jose Luis Enrique Padilla Liekens com wan Van Plexat e Antonio Rivera Galarza com Fite.

A Costa Rica, terceira colocada, contou com Olger Gerardo Gomez Jimenez com Zarcero AG, Sergio Andres Quesada Lopez com Tango AG, Ronald Mauricio Masis com Zar AG e Gloriana Herrera com Vampiro de Pereto.

No pódio individual, ouro para Yvonne Losos De Muñiz com Idwinaretto (75,519%), pela república Dominicana; prata para a colombiana Juliana Gutierrez Aguilera montando Flanissimo (72,050%) e bronze para o mexicano Carlos Maldonado Lara com Frans (71,382%).

Pan de Santiago: as regras dos Jogos que classificam para Paris 2024

Jogos CAC
Pelas regras do Pan, os Jogos CAC classificam os três melhores times para competir em Santiago 2023. Além disso, os cinco mais bem qualificados, exceto aqueles que conseguiram vaga por equipe, habilitam seus países a competir individualmente no Pan.

Assim como em outras competições, os Jogos da América Central e do Caribe também implantaram times mistos, com conjuntos de small e big tour, sendo que os de grande prêmio e GP especial receberam um adicional de três pontos porcentuais à nota final.

Competiram 26 conjuntos nos Jogos CAC. Cinco equipes participaram, Colômbia com quatro combinações de small tour, assim como México e República Dominicana. Costa Rica e Guatemala (competindo com a bandeira do Centro Caribe Sports, porque seu Comitê Olímpico foi banido pelo COI desde outubro de 2022) tiveram uma combinação de big tour e três em small tour cada. Porto Rico, Venezuela e Barbados somente tiveram conjuntos no individual.

A juíza brasileira Claudia Moreira de Mesquita integrou o comitê do júri de campo, que contou ainda com o argentino Cesar Lopardo Grana; Jane Weatherwax, pelos Estados Unidos; e Marian E. Cunningham, pelo Peru.

2 respostas para ‘Colômbia, México e Costa Rica classificam equipes para o Pan de Santiago’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.