Campeonato Europeu começa quarta e classifica três países para Paris 2024

Chegou a hora dos melhores conjuntos de adestramento da Europa entrarem em pista para disputar, não apenas o título de campeão europeu, como vagas por equipe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Campeonato Europeu de Adestramento da Federação Equestre Internacional 2023 começa, nesta quarta (06/09), em Riesenbeck, na Alemanha, e tem Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Suíça na busca de medalhas por equipes.

Individualmente, competem ainda concorrentes da Armênia, Chipre, Estónia, Israel, Lituânia, Polónia e Eslováquia. A maioria das equipas consistirá em quatro combinações, mas o Luxemburgo e a Noruega colocarão apenas três membros cada.

Na agenda dos próximos dias, estará a corrida pelas três últimas vagas oferecidas às equipes dos grupos olímpicos A e/ou B da FEI para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Já qualificadas estão a França como país anfitrião e Dinamarca, Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia e Holanda, que se classificaram nessa ordem no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI, realizado em 2022 em Herning (Dinamarca).

A Polônia, pelo grupo C, conseguiu a vaga em Budapeste (Hungria), em junho, somando, assim, um total de 16 países competindo por uma dessas três cobiçadas vagas esta semana.

Competição
A equipe alemã domina este campeonato há muito tempo, conquistando o ouro individual 22 vezes e conquistando 25 dos 29 títulos por equipes desde que o evento inaugural foi realizado em Copenhague, na Dinamarca, em 1963. Os alemães chegam a Riesenbeck como campeões mais uma vez, depois de vencer tudo à sua frente em Hagen (Alemanha) há dois anos, com equipe composta por Jessica von Bredow-Werndl (foto), Dorothee Schneider, Isabell Werth e Helen Langehanenberg.

Agora, a Werth e von Bredow-Werndl se juntaram a Mathias Alexander Rath montando Thiago GS e Frederic Wandres com Bluetooth OLD. Werth, o atleta mais medalhada do esporte equestre, fará parceria com o garanhão DSP Quantaz, enquanto von Bredow-Werndl traz a égua com a qual varreu todos antes dela nos últimos anos: TSF Dalera BB.

A Grã-Bretanha, que conquistou a medalha de prata em 2021, leva exatamente a mesma equipe de cavaleiros neste ano, mas todos com cavalos diferentes. Charlotte Dujardin montará Imhotep, Charlotte Fry traz Glamourdale, Carl Hester faz parceria com Fame e Gareth Hughes se apresenta com Classic Briolinca.

A Dinamarca, bronze em Hagen e ouro por equipe no Campeonato Mundial de Adestramento da FEI 2022, em Herning, não terá Cathrine Dufour neste ano. A equipe agora tem Daniel Bachmann Andersen montando Vayron, Andreas Helgstrand com Jovian, Carina Cassøe com Danciera e Nanna Skodborg Merrald com Blue Hors Zepter.

O Campeonato Europeu começa nesta quarta-feira (6/9) com as provas de grande prêmio, que seguem na quinta. Na sexta, é a vez do GP especial e o GP estilo livre com música, que encerra o campeonato, é disputado no domingo (10/09).

>>> Página da FEI do Campeonato Europeu

Com informações de Louise Parkes, da FEI
Foto: FEI – Liz Gregg


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.