Lima vence licitação e sediará os Jogos Pan-Americanos de 2027

Os Jogos Pan-Americanos voltarão a serem realizados na capital do Peru. Depois de Lima sediar a edição de 2019, o próximo Pan, em 2027, será novamente na cidade, depois de ela ter vencido, nesta terça-feira (12/03), a votação durante Assembleia Geral Extraordinária para eleição da cidade-sede de 2027. Assunção, capital do Paraguai, era a única adversária.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


Lima foi escolhida com 28 votos pelos países-membros do Panam Sports como cidade-sede do evento continental. A Assembleia Geral Extraordinária do Panam Sports começou com as apresentações oficiais das cidades candidatas de Lima, no Peru, e Assunção, no Paraguai.

Ambas as cidades fizeram uma apresentação de 40 minutos à Assembleia liderada pelos presidentes dos Comitês Olímpicos (CON) do Peru e do Paraguai, Renzo Manyari e Camilo Perez, respectivamente. As suas apresentações incluíram vídeos e mensagens dos principais líderes governamentais antes de serem submetidas a perguntas dos países membros participantes.

Em seguida, foi realizada uma votação virtual, processo que foi realizado pela empresa britânica Lumi. Após alguns minutos, o presidente da Comissão Jurídica Desportiva do Panam, Michael Chambers, entregou o envelope da cidade vencedora à autoridade máxima da organização continental.

“A cidade que sediará os Jogos Pan-Americanos de 2027 é… Lima, Peru”, disse o presidente do Panam Sports, Neven Ilic.

“Quero destacar a transparência do processo e a irmandade das duas nações que competiram de forma saudável pelo direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. Quero parabenizar Lima, todo o Peru e o presidente do Comitê Olímpico Peruano, Renzo Manyari, por esta tremenda conquista. Há alguns anos abalaram de entusiasmo um continente inteiro e hoje, com mais experiência e infraestrutura espetacular, querem repetir ou melhorar o sucesso alcançado em 2019”, disse o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.

“Também aproveito esta oportunidade para parabenizar o Paraguai e seu presidente do CON, Camilo Perez. Eles estão fazendo um ótimo trabalho com o esporte paraguaio e seus atletas, por isso meu apelo é para que continuem crescendo e se desenvolvendo. Eles têm um desafio tremendo pela frente com os Jogos Pan-Americanos Juniores de 2025, onde tenho certeza que serão um grande anfitrião para todo o continente”, finalizou Ilic.

Por sua vez, o presidente do Comitê Olímpico Peruano, Renzo Manyari, foi enfático ao destacar: “Estamos felizes com este triunfo. Trabalharemos para que a experiência de todos seja a melhor que já tiveram, e eles contam com a devoção absoluta de mais de 33 milhões de peruanos. Obrigado por confiar em nós. Obrigado também à Presidente Dina Boluarte e ao seu apoio irrestrito a esta candidatura. “Juntos venceremos!”

Entenda o que aconteceu

O Pan de 2027 deveria ser realizado na cidade de Barranquilla. A cidade colombiana havia sido escolhida em 2021 e, segundo o Comitê Executivo, a resolução foi tomada após quebras de contratos atuais. Desde que a PanAm emitiu a nota oficial comunicando a resolução, a cidade de São Paulo vem sendo apontada como possível substituta. Assim, foi aberto o processo de candidatura para os Jogos Pan-Americanos de 2027 pela Panam Sports, em 5 de janeiro. As duas cidades sul-americanas cumpriram todos os requisitos e manifestaram seu interesse oficial em sediar o maior e mais importante evento multiesportivo do continente Americano. Lima sediou os Jogos Pan-Americanos em 2019. Adestramento Brasil esteve presente (confira cobertura especial).

Em nota à imprensa, presidente da Panam Sports, Neven Ilic, afirmou que a entidade está muito feliz com a candidatura de duas das grandes cidades do continente. E disse que ambas atenderam aos requisitos solicitados no processo no prazo estipulado e, em março, a Assembleia Geral terá a oportunidade de votar naquele que considerar melhor para sediar os vigésimos Jogos Pan-Americanos da história.

4 respostas para ‘Lima vence licitação e sediará os Jogos Pan-Americanos de 2027’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.