O Parque da Água Branca, na zona oeste da cidade de São Paulo, foi o local escolhido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) para sediar sua 42ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano. Trata-se de um retorno, uma vez que o local recebeu as primeiras mostras da raça no Brasil, no início da década de 1980. O evento, de 30 de maio a 2 de junho — feriado de Corpus Christi —, contará ainda com provas nacionais (CAN) e internacionais (CDI) de adestramento.
SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL
E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!
Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).
A programação inclui, além das competições esportivas, aprovação de garanhões, concurso morfológico e demonstrações de arte equestre. É esperada a presença dos principais maiores criadores do País e convidados internacionais, além do público amante de cavalos.
Em nota, Ismael Gonçalves da Silva, presidente da ABPSL, explicou que a ideia foi sair um pouco da bolha equestre, como hípicas e haras, e voltar a mostrar o lusitano para o público em geral, que vai ao evento para apreciar os animais. “O Parque da Água Branca, que já abrigou vários dos nossos eventos, passou por uma grande melhoria, está maravilhoso e totalmente adequado para receber nossa Expo Internacional”, apontou.
O adestramento começa na quinta com a inspeção veterinária. As provas do CDI terão dois dias, ocorrendo na sexta e no sábado. Já as provas nacionais são apenas um dia, com as séries e categorias divididas entre quinta e sexta, com exceção de cavalos novos 4 anos e amador top (forte 2), que se apresentam em duas reprises, uma na sexta e outra no sábado.
O concurso internacional tem Sandra Andrea Smith, juíza FEI L3/4* pela Argentina, como presidente do júri de campo, cujos membros são Max Antonio Piraino Lyon (FEI L3/3*, pelo Chile); Debbie Rodrigues (FEI L3/4*-YH, pelos Estados Unidos); Marian E. Cunningham (FEI L3/4*-YH, pelo Peru); Marcio Navarro de Camargo (FEI L1/2*, pelo Brasil) e Magnus Ringmark (FEI L4/5*-YH, pela Suécia). Os juízes são os mesmos para o CAN, com o acréscimo do juiz nacional e diretor da modalidade na CBH, Sergio Castany de Fiori.
As inscrições para o CAN e CDI encerram-se no próximo dia 23 de maio.
- Concurso de adestramento internacional => Página FEI | Programa |
- Concurso de adestramento nacional (CAN) => Programa
- 42ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano => Página ABPSL
As atrações do evento estarão concentradas na arena em frente à arquibancada do Parque da Água Branca, que será dividida em três pistas, além de um espaço reservado para uma área VIP para expositores (criadores e empresas patrocinadoras).
O Parque da Água Branca está localizado na Av. Francisco Matarazzo 455, na Barra Funda. Ele inclui espaço verde, que ocupa 137 mil metros quadrados, oferecendo áreas de lazer, trilhas, viveiros, horto florestal; o Museu Geológico de São Paulo (MUGEO), a “Casa do Caboclo” — uma réplica de residências na zona rural — , Aquário, o ‘relógio do sol” e o Centro de Referência em Educação Ambiental. O parque recebe eventos culturais e feiras orgânicas.
A entrada é gratuita.



Uma resposta para “Parque da Água Branca recebe CDI, CAN e 42ª Exposição do Lusitano”