Conjuntos de São Paulo prometem marcar presença na primeira edição da Copa Sabemi de Adestramento. Com provas nacionais (CAN) que terão premiação em espécie na ordem de R$ 70 mil, o evento, de 16 a 18 de agosto, agitará a Sociedade Hípica Brasileira (SHB) e contará ainda com palestra ministrada pela juíza internacional FEI L3/4* Claudia Mesquita e confraternizações com pizzada, momento de autógrafo e degustação de queijos e vinhos.
“Vai ser um prazer. Estarei lá com certeza prestigiando; vou levar o meu cavalo e curtir o Rio de Janeiro”, disse Bárbara Laffranchi, vice-presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, ao ser questionada por Monica Lumack durante concurso nacional no Parque da Água Branca, em São Paulo. Lumack faz parte do comitê organizador da Copa Sabemi.
A criadora de lusitanos Clelia Erwenne reforçou o coro. “Com certeza, eu vou estar lá. Não podemos deixar de prestigiar o evento e estaremos lá com algum cavalo da nossa criação”, destacou a líder da Coudelaria do Castanheiro.
Na mesma linha, o criador português radicado nos Estados Unidos Vitor Silva também disse que marcará presença. “Estou muito feliz em saber que vão fazer uma prova de adestramento no Rio de Janeiro. Já venho ao Brasil há 27 anos e nunca tive a possibilidade de estar no Rio de Janeiro. Com certeza vamos ter alguns de nossos cavalos e vou acompanhar as provas, que serão maravilhosas”, afirmou.
A realização de um concurso, que promete reunir os principais nomes do adestramento brasileiro no Rio de Janeiro, é importante para fomentar a modalidade no estado, conforme ressaltou o cavaleiro Cesar Marques. “Temos que dinamizar, valorizar e abrir um bocadinho a parte do adestramento aqui no Brasil. Acho que [a Copa Sabemi] vai ser muito importante para expandir a modalidade para outros estados”, destacou.
Para o cavaleiro profissional que integrou o Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Assunção Vinicius Miranda, a Copa Sabemi representa mais um incentivo para o esporte. “Vai ser um prazer estar lá. Precisamos crescer o esporte fora de São Paulo, expandir para outros estados, criar mais mercado e adeptos ao esporte. A gente tem um caminhão e queremos levar o máximo de cavalos possível”, apontou.
O juiz nacional e internacional (FEI L1/2*) Marcio Navarro de Camargo, que estará no júri de campo, disse que a expectativa para a Copa Sabemi é grande. “Tem tudo para ser uma prova de nível internacional na Hípica Brasileira, um lugar tradicional do hipismo. Fico muito feliz com o adestramento estar sendo fortalecido desta maneira”, destacou.
A amadora Jessica Forgach Serwaczak que compete na forte 2 se mostrou entusiasmada com a possibilidade de competir com o Cristo Redentor ao topo. “Acho que será uma prova muito legal e especial. Todas as vezes que a gente foi para o Rio de Janeiro sempre fomos muito bem-acolhidos e recebidos. As instalações são impecáveis. Estou muito animada para ir e levar meu cavalo, além de fotografar as provas”, adiantou.
A Copa Sabemi de Adestramento tem tudo para valorizar a modalidade no Rio de Janeiro e ser uma vitrine do esporte, além de movimentar os conjuntos para fora de São Paulo. “É uma iniciativa muito importante. O Rocas do Vouga estará presente com vários animais e todo pessoal de São Paulo está se mobilizando para ir. Esperamos vocês lá!”, concluiu.
Sobre a Copa Sabemi – Tradicional na modalidade de salto, a Copa Sabemi agora terá uma edição para o adestramento. No vídeo de divulgação, o empresário e apoiador do hipismo nacional Antonio Tulio Severo destacou que a SHB está sendo preparada para receber os integrantes da modalidade. “Estamos preparando o clube para receber vocês como vocês merecem, não só com cortesia, mas com modelo de espaços para vocês prepararem seus cavalos. Nós, da SHB, não poderíamos deixar de ter junto conosco o adestramento. Venham à Copa Sabemi de Adestramento, que teremos premiação digna e um ambiente equestre que vocês adoram e nós também”, assinalou.
As disputas serão nas séries pônei, elementar, preliminar, médias 1 e 2, fortes 1 e 2, intermediária e especial. A chegada dos cavalos está prevista para os dias 13 e 14 de agosto. O torneio começa com o vet check, no dia 15/8. As provas são realizadas de sexta a domingo. Na sexta, após as competições, Claudia Mesquita falará sobre a modalidade em uma palestra, que se seguirá de uma pizzada.
As provas seguem no sábado, dia que contará com apresentações freestyle e degustação de queijos e vinhos, acompanhados de explicações de Danio Braga, diretor de vinhos do Grupo Fasano.
O evento termina domingo. O último dia começa com provas e conta ainda na parte da manhã de autógrafos de Tulio Severo. Depois será servido um brunch a cargo do chef Frédéric Mounier e haverá a cerimônia de premiação.
Para mais informações, entre em contato com a comissão esportiva da SHB, por meio do e-mail comissaoesportiva@shb.com.br ou telefone +55 21 98239-0873.

Esse conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil com o patrocínio da Copa Sabemi.


Uma resposta para “Comunidade do adestramento destaca valorização da modalidade no Rio de Janeiro com Copa Sabemi”