Com 105 conjuntos inscritos (confira a lista completa aqui), os concursos de adestramento internacional (CDI) e nacional (CAN) Rancho Cariama começam nesta quinta-feira (5/9), na Sociedade Hípica Paulista, e seguem até domingo. As provas ocorrem no picadeiro coberto da SHP, a exemplo de como foram no Campeonato Brasileiro de 2021. A entrada é franca para assistir às provas. O evento conta também com programação gastronômica e cultural para os atletas inscritos e convidados, com cafés da manhã, pizzada, feijoada e paella, além de música ao vivo. Confira a seguir o que você precisa saber para acompanhar as competições.
Esta cobertura é possível graças ao patrocínio da Sasa Horses JE, Coudelaria Rocas do Vouga e Rancho Cariama — clique nos nomes e confira suas respectivas páginas no Instagram.

De acordo com a lista inicial de inscritos, a cavalos novos quatro anos, com 15 conjuntos inscritos, será a série mais disputada do evento — além deles, são sete conjuntos em cinco anos, dois em seis e um em sete anos. Elementar profissional com onze concorrentes e small tour com nove no CDI 1* vêm na sequência com mais inscritos.
Os amadores, incluindo minimirim, somam 30 combinações, sendo preliminar aberta a mais disputada com oito concorrentes. O CDI terá, ao todo, 17 conjuntos, sendo medium tour e big tour com três em casa e júnior com dois.
Júri de campo — A juíza FEI L3/4* Claudia Moreira de Mesquita é a presidente do júri, que será composto pela canadense Cara Whitham (FEI L4/5); o espanhol Mariano Santos Redondo (FEI L3/4); o argentino Cesar Lopardo Grana (FEI L3/4) e a mexicana Maribel Alonso de Quinzanos (FEI L4/5).
Os juízes do CDI também foram escalados para as provas nacionais. Completam o júri nacional Natacha Waddell, Marcio Navarro de Camargo, Sonia Hansen e Petra Garbade.
Programação das provas
Quinta, 5/9
9 – 10 horas — inspeção veterinária do CAN
11 – 11:30 horas — inspeção veterinária do CDI
13 horas — início das provas
CAN
- Elementar profissional
- Preliminar profissional
- Média 1 profissional
- Média 2 profissional
- Forte 1 profissional
Sexta, 6/9
CDI
- CDI 1* – small tour
- CDI 2* – medium tour
- CDI 3* – big tour
CAN
- Cavalos novos – 4, 5, 6 e 7 anos
- Elementar profissional
- Preliminar profissional
- Média 1 profissional
- Média 2 profissional
- Forte 1 profissional
- Forte 2 amador top
Sábado, 7/9
CDI
- CDIJ – Júnior
- CDI 1* – small tour
- CDI 2* – medium tour
- CDI 3* – big tour
CAN
- Cavalos novos – 4, 5, 6 e 7 anos
- Elementar minimirim e aberta
- Preliminar aberta
- Média 1 aberta
- Média 2 aberta
- Forte 1 aberta
Domingo, 8/9
CDI
- CDIJ – Júnior
CAN
- Pônei escola
- Elementar minimirim e aberta
- Preliminar aberta
- Média 1 aberta
- Média 2 aberta
- Forte 1 aberta
- Forte 2 amador top


