Dispositivo para medir focinheira entra em vigor em maio para provas FEI

A implementação do dispositivo de medição de focinheira foi postergada de 1º de janeiro de 2025 para 1º de maio de 2025, conforme adiantado pelo Adestramento Brasil na cobertura da assembleia geral da FEI, que ocorreu em Abu Dhabi (EAU) em novembro de 2024. Agora, a Federação Equestre Internacional divulgou um vídeo mostrando como vai funcionar a medição.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


O adiamento da implementação foi acordado para permitir tempo adicional para educar os oficiais FEI, bem como a comunidade e para contabilizar um pequeno atraso na entrega dos medidores. Segundo a FEI, assim que o dispositivo de medição FEI estiver disponível para distribuição, a entidade informará os oficiais FEI e a comunidade em geral. Os comissários FEI terão direito a um dispositivo gratuito. Assista abaixo o vídeo de como vai funcionar.

O medidor foi projetado pela FEI em colaboração com especialistas externos. Trata-se de uma ferramenta de passagem que é inserida sob a faixa nasal, sobre o osso nasal e puxada de cima para baixo. O teste é rápido e direto, levando apenas alguns segundos para ser concluído.

Se o dispositivo passar, a faixa nasal está frouxa o suficiente. Entretanto, se o dispositivo não puder passar facilmente, a focinheira será considerada muito apertada e as consequências descritas no Art. 1044.8 do Regulamento Veterinário da FEI serão aplicadas.

Para chegar ao medidor, foi feita uma fase de cerca de 600 testes. O chamado de “taper gauge” mede a tensão da faixa nasal e foi desenvolvido por pesquisadores da Sociedade Internacional de Ciência da Equitação há uma década, mas a FEI, inicialmente, relutou muito em implementá-lo depois que os cavaleiros se opuseram. A adoção do mecanismo deve descartar as discussões sobre a “regra de um/dois dedos”, bem como a posição onde a faixa nasal está sendo medida (no osso nasal e não na lateral).

Uma resposta para “Dispositivo para medir focinheira entra em vigor em maio para provas FEI”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.