Marcada para novembro terceira edição do Equiword-Conjuntos

A terceira edição do Equiword-Conjuntos vai ocorrer entre os dias 17 e 20 de novembro. Ministrado por Sergio de Fiori, cavaleiro internacional de adestramento, e Darko Magalhaes, especialista em doma e correção comportamental, o objetivo do curso é melhorar a compreensão do comportamento dos cavalos para comunicar-se adequadamente com eles, criando bases sólidas para uma equitação de sucesso, apoiada no respeito ao animal.

O aprendizado começa dia 17 à noite com uma palestra sobre a adaptação evolutiva da espécie equina, ministrada por Marina Reis, bióloga e doutora em ecologia. “Essa palestra serve para fundamentar as atividades práticas dos dias seguintes”, explica Fiori. Nos dois dias seguintes, serão abordados os aspectos do trabalho em redondel, como a conjunção e a interpretação dos sinais dos cavalos, técnicas de dessensibilização e o caminho para a equitação clássica, enfatizando alguns aspectos como a escala de treinamento e a posição correta a cavalo.

Fiori explica que a programação do curso é flexível. “Cada cavalo e cavaleiro é tratado com a devida individualidade. Essas diferenças entre os conjuntos permitem enriquecer a experiência dos presentes, inclusive a dos ouvintes”, diz.

IMG_0497
Curso é ministrado por Sergio de Fiori, cavaleiro internacional de adestramento, e Darko Magalhaes, especialista em doma e correção comportamental

As duas edições anteriores do curso Equiword-Conjuntos foram em julho e agosto. “Nas edições anteriores, tivemos a presença de amadores e profissionais de todas as idades, do salto e do adestramento. Foram pessoas que buscavam fortalecer os laços com o próprio cavalo, por meio de conhecimento teórico e prático. Temos recebidos feedbacks muito positivos do pessoal que já participou, o que certamente nos incentivou a planejar mais uma edição”, detalha.

A ideia do curso nasceu de uma parceria de Fiori e o especialista em comportamento equino e domesticação Darko Magalhães. Eles se conheceram quando trabalharam juntos para reconquistar a confiança de um cavalo de salto que havia sofrido alguns traumas e que por isso apresentava um comportamento bastante complicado.

Anuncio_interno

“A experiência nos aproximou e começamos a estudar, por meio de outros cavalos, a ligação que deve haver entre um processo de domesticação cuidadoso, que Darko chama de ‘comunicação interespécie’, e o início da carreira atlética do animal — ou, em termos técnicos, seus primeiros passos na escala de treinamento, tal como descrita pela FEI: ritmo e descontração”, detalha Fiori.

Nas aulas, os participantes terão a oportunidade de treinar a observação sobre o cavalo, em especial do seu comportamento; praticar métodos sofisticados de comunicação com os cavalos no chão (a pé); e montar os cavalos de acordo com os princípios da equitação clássica.

O curso será realizado no centro de treinamento Villa Jalna Dressage, em Campinas (interior de São Paulo). Para obter a ficha de inscrição, basta enviar e-mail para sergiodefiori@gmail.com e/ou darkomagalhaes@gmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.