Restam apenas vagas de ouvintes para o curso Equiword-Conjuntos

A primeira edição do curso Equiword-Conjuntos está com vaga esgotada para aqueles que forem participar com cavalo. No entanto, ainda há espaço para inscrição como ouvinte. “Os ouvintes não montam e não participam dos exercícios com cavalo de join-up, inviting e dessensibilização, mas participam das atividades sem cavalo, palestras e demonstrações práticas”, conta Sergio de Fiori, cavaleiro internacional de adestramento e um dos ministradores do curso.

A ideia do curso nasceu de uma parceria de Fiori e o especialista em comportamento equino e domesticação Darko Magalhães. Eles se conheceram quando trabalharam juntos para reconquistar a confiança de um cavalo de salto que havia sofrido alguns traumas e que por isso apresentava um comportamento bastante complicado.

“A experiência nos aproximou e começamos a estudar, por meio de outros cavalos, a ligação que deve haver entre um processo de domesticação cuidadoso, que Darko chama de ‘comunicação interespécie’, e o início da carreira atlética do animal — ou, em termos técnicos, seus primeiros passos na Escala de Treinamento, tal como descrita pela FEI: ritmo e descontração”, detalha Fiori.

De acordo com eles, o objetivo do curso é melhorar a compreensão do comportamento dos cavalos para comunicar-se adequadamente com eles, criando bases sólidas para uma equitação de sucesso, apoiada no respeito ao animal. Nas aulas, os participantes terão a oportunidade de treinar a observação sobre o cavalo, em especial do seu comportamento; praticar métodos sofisticados de comunicação com os cavalos no chão (a pé); e montar os cavalos de acordo com os princípios da equitação clássica.

Os assuntos serão abordados tanto teoricamente, inclusive com demonstrações, vídeos e indicação de bibliografia, como na prática, quando os participantes poderão montar seus animais e testarem o que aprenderam. Quem não levar o animal poderá se inscrever como ouvinte.

Sergio de Fiori ressalta que a doma dos cavalos de esporte no Brasil, muitas vezes, é feita de forma não muito respeitosa e nem eficaz. “Identificamos aí um importante gargalo para o sucesso dos esportes equestres e também para o bem-estar do animal. É disto que se o curso”, explica.

O público alvo é composto por quaisquer pessoas que busquem um entendimento mais eficiente e respeitoso com o cavalo, sejam pessoas ligadas ao esporte competitivo ou não. “Pretendemos que os participantes obtenham recursos para entender melhor o comportamento dos cavalos, que é um item incrivelmente defasado em um País que detém um dos maiores rebanhos de equinos do mundo, e a partir daí comecem a montar segundo os princípios da equitação clássica”, aponta o cavaleiro.

O curso ocorre de 13 a 16 de julho no centro de treinamento Villa Jalna, em Campinas (SP). Para saber sobre valores e obter mais informações entrar em contato pelos telefones (19) 996.052.130 e (19)971.007.991 ou e-mail darkomago@gmail.com.

2 thoughts on “Restam apenas vagas de ouvintes para o curso Equiword-Conjuntos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s