Você sabe quais são as funções das ligas de trabalho? Em quais situações deve usá-las e por quê? As ligas são instrumentos para promover a saúde do cavalo e devem ser usadas regularmente, principalmente se o equino possui histórico de tendinite ou se machuca facilmente.
Importantes para dar suporte a tendões e atuar como proteção física, as ligas de trabalho servem para prevenir o cavalo de se machucar, como, por exemplo, por meio do contato acidental de um membro com o outro durante o exercício, e também proteger os membros da irritação da pele pelo solo do picadeiro ou outros tipos de arena.
Conforme explica a veterinária Emilia Ramos, especialista em equinos e medicina clínica e esportiva, as ligas promovem vasodilatação local, o que é benéfico para prevenção de tendinites ou manutenção em animais que já tenham algum grau de comprometimento nestas estruturas.
Leia também
- Ligas, caneleiras e boleteiras: entenda as diferenças e utilizações
- Aprenda a colocar corretamente as ligas
Ligar os cavalos para trabalhar funciona como prevenção. Ramos orienta que, quanto mais forte o ritmo de treino do animal, maior a exigência de seus membros e sua exposição a riscos, sendo sempre aconselhável a trabalhar ligado. “É importante manter o trabalho do animal com as ligas, principalmente, aqueles possuam tendinite ou já tiveram algum episódio para que a doença não se agrave ou volte a acometer o membro. Cavalos muito jovens, ainda inseguros de si, que se machucam quando montados podem usar as ligas como proteção física. Já nos cavalos sadios, que recebam treinamento leve a moderado, pode-se optar ou não pelo uso das ligas de trabalho” explica.
A veterinária lembra que alguns praticantes de adestramento optam pelas ligas quando estão em picadeiros espelhados, pois elas funcionam como marcadores e, assim, podem visualizar mais facilmente o posicionamento das patas dos cavalos durante o treino, facilitando as lições e correções.
A diferença principal entre as ligas de trabalho e as de descanso é a elasticidade, que, no caso das de trabalho, devem ser mais elásticas para assegurar a pressão necessária. As de descanso são conhecidas por virem acompanhadas de um pano. No entanto, há modelos de ligas de trabalho que também usam o pano, mas, neste caso, eles têm alguma elasticidade também.
Este conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio de Mon Cheval.
Foto: divulgação Mon Cheval
2 respostas para ‘Ligas de trabalho previnem machucados e tendinites’