Ligas de trabalho previnem machucados e tendinites

Você sabe quais são as funções das ligas de trabalho? Em quais situações deve usá-las e por quê? As ligas são instrumentos para promover a saúde do cavalo e devem ser usadas regularmente, principalmente se o equino possui histórico de tendinite ou se machuca facilmente.

Importantes para dar suporte a tendões e atuar como proteção física, as ligas de trabalho servem para prevenir o cavalo de se machucar, como, por exemplo, por meio do contato acidental de um membro com o outro durante o exercício, e também proteger os membros da irritação da pele pelo solo do picadeiro ou outros tipos de arena.

Conforme explica a veterinária Emilia Ramos, especialista em equinos e medicina clínica e esportiva, as ligas promovem vasodilatação local, o que é benéfico para prevenção de tendinites ou manutenção em animais que já tenham algum grau de comprometimento nestas estruturas.

Leia também

Ligar os cavalos para trabalhar funciona como prevenção. Ramos orienta que, quanto mais forte o ritmo de treino do animal, maior a exigência de seus membros e sua exposição a riscos, sendo sempre aconselhável a trabalhar ligado. “É importante manter o trabalho do animal com as ligas, principalmente, aqueles possuam tendinite ou já tiveram algum episódio para que a doença não se agrave ou volte a acometer o membro. Cavalos muito jovens, ainda inseguros de si, que se machucam quando montados podem usar as ligas como proteção física. Já nos cavalos sadios, que recebam treinamento leve a moderado, pode-se optar ou não pelo uso das ligas de trabalho” explica.

A veterinária lembra que alguns praticantes de adestramento optam pelas ligas quando estão em picadeiros espelhados, pois elas funcionam como marcadores e, assim, podem visualizar mais facilmente o posicionamento das patas dos cavalos durante o treino, facilitando as lições e correções.

A diferença principal entre as ligas de trabalho e as de descanso é a elasticidade, que, no caso das de trabalho, devem ser mais elásticas para assegurar a pressão necessária. As de descanso são conhecidas por virem acompanhadas de um pano. No entanto, há modelos de ligas de trabalho que também usam o pano, mas, neste caso, eles têm alguma elasticidade também.

Mon_Cheval_logo
Este conteúdo foi produzido por Adestramento Brasil e tem o patrocínio de Mon Cheval.

 

Foto: divulgação Mon Cheval

 

Anúncios

2 respostas para ‘Ligas de trabalho previnem machucados e tendinites’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s