FEI aponta incidente isolado e suspende Charlotte Dujardin por 1 ano mais multa

A Federação Equestre Internacional (FEI) aplicou uma suspensão de um ano e uma multa de dez mil francos suíços para a atleta britânica de adestramento Charlotte Dujardin — em julho de 2024, ela já havia recebido suspensão provisória, o que a deixou fora dos Jogos Olímpicos de Paris. Dujardin, que está grávida de segundo filho, respondeu que respeita o veredicto emitido pela FEI e ressaltou que “esse foi, sem dúvida, um dos períodos mais sombrios e difíceis da vida”.


SE VOCÊ PRATICA DRESSAGE, VOCÊ LÊ ADESTRAMENTO BRASIL

E SABE QUE AQUI TEM UMA FONTE CONFIÁVEL E INDEPENDENTE DE CONTEÚDO!

Peça o mídia kit 2024 e coloque sua marca no site mais visitado do adestramento brasileiro! Ou contribua individualmente no valor que quiser para seguirmos com nosso jornalismo – via PayPal (cartão de crédito) ou Pix (contato@adestramentobrasil.com).


A entidade considerou que o vídeo constituiu a única ocorrência de abuso de cavalo cometido por Charlotte Dujardin, no que pode ser considerado um “incidente isolado”. Ela está suspensa até 22 de julho de 2025, já que estava em suspensão provisória desde meados do ano quando a acusação veio à tona.

Em seu Instagram, Dujardin disse que respeita totalmente o veredicto emitido pela FEI. “Como a federação reconheceu, minhas ações no vídeo não refletem quem eu sou e só posso me desculpar novamente. Entendo a responsabilidade inerente à minha posição no esporte e sempre buscarei fazer melhor. Esse foi, sem dúvida, um dos períodos mais sombrios e difíceis da minha vida. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos que me apoiaram durante esse período. Para aqueles que enviaram mensagens, e-mails e tentaram entrar em contato comigo para saber como eu estava — obrigada. Cada palavra gentil realmente fez a diferença, mais do que vocês jamais saberão”, escreveu em sua página na rede social.

Ela também revelou que está grávida, com o bebê previsto para fevereiro. “Isso foi planejado bem antes das Olimpíadas e é algo com que meu parceiro Dean e eu estamos empolgados há muito tempo. No momento, a energia que tenho está concentrada em Dean e em nossa filha Isabella; e estamos todos muito ansiosos pela chegada do novo membro da família”, acrescentou.

>>> continua abaixo

Decisão
No documento da decisão, a FEI detalha que, em 22 de julho de 2024, recebeu uma reclamação oficial de um advogado representando reclamante anônimo, alegando que Dujardin havia praticado crueldade contra animais. A reclamação anexou um vídeo, que também foi divulgado em mídias sociais e canais de TV. Esse vídeo mostra Dujardin usando o chicote no cavalo e o cavalo demonstrando desconforto.

A FEI detalhou que o vídeo demonstra a Dujardin em uma sessão de treinamento como treinadora está dando uma aula e chicoteando o cavalo do chão com um chicote de lunging — começa segurando o chicote com uma mão e depois com as duas com as duas mãos, usando mais força e chicoteando o cavalo principalmente por trás, nas patas traseiras, mas, no meio, também pela frente, nas patas dianteiras e nos ombros do cavalo, totalizando mais de 20 vezes.

No mesmo dia, Dujardin foi informada por meio de uma notificação de investigações abertas de que ela estava sendo investigada pela FEI devido a alegações de abuso de cavalo que haviam sido relatadas à FEI. Em vista da urgência do assunto, Dujardin foi solicitada a fornecer uma resposta por escrito às alegações até 23 de julho de 2024 às 17:00 (CEST). Ela apresentou uma resposta à notificação e informou à FEI que ela voluntariamente aceitou a imposição de uma suspensão provisória, que entrou em vigor a partir de 23 de julho de 2024 e permaneceu em vigor até a investigação da FEI sobre o assunto.

Em 27 de julho de 2024, Dujardin apresentou suas explicações iniciais sobre as alegações. A FEI então ponderou tudo, revisou o vídeo e, em 23 de outubro de 2024, notificou o tribunal que havia chegado a uma Aceitação de de Sanções com o Requerido, que incluía um ano de suspensão, bem como uma multa de dez mil francos suíços.

Em 13 de novembro de 2024, o tribunal informou às partes sobre a nomeação de um painel de audiência de três pessoas para julgar e aprovar este caso. Em 19 de novembro de 2024, o painel solicitou informações adicionais às partes envolvidas. A Aceitação de Sanções é feita de acordo com o Artigo 30.2 das IRs e está sujeita à aprovação do tribunal.

Dujardin admitiu explicitamente que cometeu abuso de cavalo, uma violação do Código de Conduta da FEI para o Bem-Estar do Cavalo. Ela também aceitou as regras de violação, o período de suspensão, a multa e os custos legais.

Após revisar o resumo do caso e o raciocínio completo da aceitação das sanções, o painel tomou nota de que a FEI concordou que Dujardin admitiu as violações dos regulamentos da FEI no sentido de que ela cometeu abuso de cavalo, uma violação do Código de Conduta da FEI para o Bem-Estar do Cavalo, e envolveu-se em conduta que trouxe descrédito à FEI e/ou ao esporte equestre. O painel também reconheceu que ela aceitou voluntariamente os termos estabelecidos na aceitação de sanções.

O painel confirmou que os termos aceitos da aceitação de sanções estão em conformidade com os estatutos da FEI e regulamentos e observou que, após as investigações conduzidas pela FEI, a FEI considerou que o vídeo constituiu a única ocorrência de abuso de cavalo cometido por Dujardin, no que pode ser considerado um “incidente isolado”.

Nesse sentido, a aceitação das sanções, que abrange uma suspensão de um ano e uma multa de CHF 10.000,00, está dentro das diretrizes estabelecidas pelo regulamento geral da FEI. A sentença assinalou que, caso as circunstâncias, sob as quais a presente proposta/aceitação de sanções mudar, a FEI deverá então abrir um novo processo contra Dujardin sobre qualquer outra alegação ou incidente não considerados que também precisaria ser investigado de forma independente.

Leia a íntegra da decisão da FEI aqui.

2 respostas para ‘FEI aponta incidente isolado e suspende Charlotte Dujardin por 1 ano mais multa’

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.